sábado, 12 de janeiro de 2013

Previsão: Novo Terminal Hidroviário terá obras concluídas em Dezembro



Haroldo Bezerra comenta o projeto (Junior Ribeiro)
Foi assinada na, manhã desta sexta-feira (11), na sala de reuniões da Prefeitura de Itaituba, a ordem de serviço para as obras de reconstrução do Terminal Hidroviário. A cerimônia aconteceu sob a presidência da prefeita Eliene Nunes, com a presença de todos os vereadores, assessores de governo, técnicos e do engenheiro Haroldo Bezerra, representante da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), do engenheiro George Zeferino, da empresa Engeporte Engenharia Ltda., vencedora da licitação, e do engenheiro criador do projeto, Paulo Brígido, além do deputado Hilton Aguiar, entusiasta na defesa da revitalização do logradouro.
Haroldo Bezerra, Hilton Aguiar e Eliene Nunes (Junior Ribeiro)
Segundo foi informado pelas autoridades presentes, as obras, que já deverão iniciar na prática em uma semana, estão orçadas em R$ 2.687.338,65 e a empresa Engeporte tem prazo até dezembro de 2013 para a conclusão. Segundo o engenheiro George Zeferino, representante da empresa, o prazo está dentro de um organograma que foi elaborado com base no projeto. “A nova composição física e até o material que será utilizado na obra estão previstos no projeto. Nós temos o prazo até Dezembro, mas já conhecemos as adversidades climáticas e o ciclo natural do rio Tapajós. Portanto, nos é dado o direito a um prazo adicional, se houver necessidade”, adiantou.
Vereador Isaac Dias, Haroldo Bezerra, Hilton Aguiar e ver. Wescley Tomaz (Junior Ribeiro)
Durante a reunião, o engenheiro da Companhia de Portos e Hidrovias, do governo do Estado, expôs alguns itens importantes do projeto. Entre eles, o próprio histórico do Hidroviário, obra construída pela Prefeitura em convênio com os governos Federal e do Estado, na gestão de Almir Gabriel. “O empreendimento não é estadual, mas sim do município. Por conta disso o governo estadual precisou de aprovação da Prefeitura para implementar o projeto. Outro ponto é que o terminal estava interditado pela Justiça a pedido da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Neste caso, a CPH não precisa pedir autorização, mas somente comunicar o Judiciário sobre o início das obras”, disse Haroldo Bezerra. De acordo com o engenheiro projetista Paulo Brígido, criador do projeto, o novo logradouro terá um desenho bem moderno e vai modificar completamente o Hidroviário. O projeto foi elaborado em conformidade com as características do rio Tapajós e é o mais adequado para Itaituba.

A reunião ainda contou com todos os vereadores da nova legislatura, além do deputado Hilton Aguiar, que se comprometeu, inclusive, em acompanhar o desenvolvimento do trabalho e fiscalizar o cumprimento dos prazos. “Nossa função é essa e estamos muito felizes com essa grande conquista para Itaituba. Também devemos ressaltar outras grandes obras que já estão asseguradas para o município. Uma delas, talvez a de maior importância, é o Hospital Regional; o Estádio Municipal também já está garantido, além de duas novas escolas. Tudo isso é fruto de um trabalho desenvolvido em conjunto. Nós temos certeza que, ainda neste ano, teremos grandes conquistas para Itaituba e região”, comemora Hilton.

Nenhum comentário: