sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Pré-matrícula e classificação para escolas tecnológicas começam nesta sexta-feira


Márcia Ribeiro, coord. de ed. profissional da Seduc (Eliseu Dias - Ag. Pará)

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu nesta sexta-feira (18) o processo de pré-matrícula e classificação para o ingresso nas escolas da Rede de Ensino Tecnológico e Educação Profissional. A pré-matrícula para a classificação é gratuita e deve ser realizada no portal da Seduc (www.seduc.pa.gov.br), de 18 de janeiro a 10 de fevereiro. Este ano serão ofertadas 4.540 vagas para cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nas modalidades Integrado, Integrado em Tempo Integral e Jovens e Adultos (Proeja).

A seleção dos candidatos será mediante as informações prestadas no ato da pré-matrícula (escolas, modalidade, cursos e turnos), segundo os critérios, o desempenho no processo de classificação e o número de vagas ofertadas. As informações fornecidas durante a pré-matrícula, principalmente sobre a conclusão do ensino fundamental, são de exclusiva responsabilidade do candidato. No caso da não comprovação dos critérios estabelecidos a matrícula não será efetivada, e o candidato perderá automaticamente a vaga.

Os cursos técnicos de nível médio na modalidade Integrado são exclusivamente para candidato que já concluiu o ensino fundamental, com a idade abaixo de 17 anos e 11 meses completos até o ato da matrícula. Os cursos técnicos integrados ao ensino médio terão duração de no mínimo 4 anos, conforme o projeto escolar e o plano de curso de cada escola.

As formações técnicas de nível médio integrado em tempo integral são destinadas ao candidato que já concluiu o ensino fundamental, com a idade abaixo ou igual a 17 anos e 11 meses completos até o ato da matrícula. Os cursos técnicos de nível médio na forma Integrada à Educação de Jovens e Adultos (Proeja) são para pessoas com idade mínima de 18 anos, que tenham concluído o ensino fundamental até a data da matrícula.

Critérios - A classificação dos candidatos para as vagas nas modalidades Integrado e Integrado em Tempo Integral obedecerá aos seguintes critérios: ser aluno da rede pública de ensino, ser participante de Programas de Transferência de Renda, maior tempo cursado em escola pública e ter a melhor média geral da 7ª série ou 8º ano.

Para a forma Proeja, a classificação dos candidatos será por idade em ordem decrescente, levando em consideração a porcentagem destinada aos casos citados: 10% das vagas serão destinadas aos pré-matriculados portadores de deficiências; 60% para a faixa etária acima de 24 anos e 11 meses, e 30% aos demais pré-matriculados com idade mínima de 18 anos e máxima de 24 anos e 11meses, atendendo aos princípios da necessidade de atendimento a alunos na faixa de distorção - idade, série e correção do fluxo escolar.

O resultado final será divulgado a partir das 13h do dia 13 de fevereiro próximo, nas portarias das escolas da Rede de Educação Tecnológica do Pará e no site da Seduc (www.seduc.pa.gov.br). O candidato classificado deverá se apresentar na escola no período de 18 de fevereiro a 1º de março de 2013, para efetivar a matrícula. As aulas iniciarão no dia 18 de março. Atualmente, a rede estadual de ensino é responsável por 15 escolas de Educação Tecnológica, localizadas em 10 municípios: Abaetetuba, Belém, Cametá, Itaituba, Marituba, Monte Alegre, Paragominas, Salvaterra, Santa Izabel do Pará e Tailândia. Os cursos abrangem diferentes áreas e acompanham a vocação produtiva da região onde as escolas foram implantadas. (Texto: Mari Chiba – Seduc)

Nenhum comentário: