sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Homicida foragido de Roraima é capturado em Itaituba (PA)

Clealberth sendo conduzido para depoimento
Clealberth Dutra Guimarães, 34, condenado a 25 anos de reclusão por duplo homicídio, sendo um simples e um qualificado, trabalhava como personal trainer em uma academia de ginástica na cidade de Itaituba, Oeste do Pará. Foi através de uma informação repassada para o Serviço Reservado do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) que a equipe do tenente Almir Castro chegou até o homem, que estava foragido de uma penitenciária agrícola de Roraima desde o ano de 2010. “Nós fomos colhendo informações e conversando com algumas pessoas que frequentam academias, já que tínhamos também o informe de que o foragido era ginasta e professor de academia. Depois de fecharmos todos os detalhes, conseguimos localizar e recapturar o Clealberth, que não esboçou reação”, disse o tenente. Clealberth Dutra foi encaminhado à 19ª Seccional de Polícia, onde foi apresentado ao plantão do delegado José Dias Bezerra. A autoridade policial informou à imprensa que Clealberth cometeu o crime de homicídio na cidade de Mucajaí, em Roraima depois de uma briga de bar.
O Crime – Os assassinatos aconteceram em agosto de 2010 na cidade de Mucajaí (RR). As vítimas foram Raimundo Nonato da Silva Sousa, 34, e o sobrinho dele, Maycon dos Santos Oliveira, 21. Uma discussão em um bar, na área rural do município, culminou com o duplo homicídio a tiros de pistola por volta das 13h de um sábado. O acusado foi preso poucas horas depois na barreira da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na entrada de Boa Vista, na companhia de três homens e duas mulheres que testemunharam os assassinatos.
Clealberth na época em que foi preso
Clealberth Dutra Guimarães, que já teve passagem pela polícia por outro crime contra a vida e estava solto por alvará concedido, foi o autor dos disparos. Ele foi flagrado em companhia dos albergados Valdiney Alencar Souza, 26, Silas de Souza Ferreira, 25, e Marconio da Silva Campelo, 28, além das mulheres F.S.P. e D.V.C., ambas de 21 anos. Os homicídios aconteceram na região de Apiaú, na entrada da vicinal 9. A delegacia do município informou, por telefone, que uma das mulheres do grupo teria sido o pivô dos assassinatos. Segundo informações de familiares, os dois homens mortos eram agricultores e estavam de passagem quando resolveram parar no bar onde estava o infrator e o restante do grupo.
Em certo momento, Maycon Oliveira teria começado a jogar sinuca com Clealberth, momento em que sem querer, segundo a família, teria esbarrado a mão em uma parte íntima de uma das mulheres que estavam com a turma, o que teria iniciado uma briga. O acusado teria dado um tapa no rosto de Maycon, que teria reagido com golpes a taco de sinuca e com uma facada, segundo a polícia.
Depois disso, Clealberth Dutra teria ido até o carro e pegado uma pistola 380, com a qual é acusado de disparar três tiros na vítima que morreu na hora. Vendo a cena, o tio dele se refugiou em uma região de matagal próximo ao bar. O acusado tentou fugir junto com o grupo em dois carros, mas pouco depois um dos veículos quebrou, obrigando o acusado de assassinato a retornar ao bar para pedir ajuda, momento em que flagrou Raimundo Nonato saindo do esconderijo. Ainda segundo a família, ele teria disparado dois tiros. Ferido, Raimundo voltou para o matagal e foi perseguido pelo acusado, que teria disparado mais quatro tiros que o mataram no local.
Os seis envolvidos fugiram em dois carros rumo a Boa Vista. Informações dão conta de que ele teria parentes na região onde ocorreu o crime, por isso iam sempre para lá. Com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Polícia Militar de Mucajaí conseguiu interceptar os veículos na barreira de fiscalização da PRF, na entrada do município. O acusado foi levado de volta para o município, onde foi autuado em flagrante e encaminhado para a penitenciária, de onde fugiu dias depois. (Com informações de Yana Lima - Jornal Folha de Boa Vista)

Nenhum comentário: