terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Oito horas de chuva e ruas de Itaituba ficam submersas

Travessa 13 de Maio (Jornal O atual)
Com a chuva que caiu durante toda a madrugada de hoje (29), vários pontos de Itaituba ficaram inundados. A Seminfra começou o dia planejando ações emergenciais de socorro às famílias afetadas.
Uma chuva que durou mais de oito horas e ainda caía pela manhã deixou em Itaituba uma série de prejuízos. Começando pelo bairro da Liberdade, a reportagem flagrou várias situações. Em vários cruzamentos, o que se via era um grande número de famílias isoladas, presas em casa. Isso sem falar nos prejuízos. Este homem diz que ficou preocupado porque a água na rua em que ele mora alcançou mais de um metro e meio. O morador Fernando Rodrigues, 39, teve até que dar socorro a algumas crianças que moram ao lado e acabou perdendo os móveis da casa. “Eu nunca vi uma coisa dessas. A água, em frente à minha casa, estava com mais de um metro e meio de profundidade. Perdi tudo. Agora, vou ter que recomeçar minha vida”, disse.
No bairro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a situação não era diferente. A passagem Antônio de Oliveira, conhecida como 7ª Rua, ficou assim, com uma verdadeira lagoa. De longe, se via as famílias sem poderem sair de casa. Na travessa 15 de Agosto, os motoristas temiam atravessar pela água e acabavam desistindo. O secretário Manoel Neto, de Infraestrutura, visitou vários pontos, acompanhado de uma equipe para fazer um levantamento da situação. “Nós temos que verificar local a local para decidirmos que providências deverão ser tomadas. De imediato, vamos fazer um trabalho de limpeza e desobstrução dos bueiros por onde a água da chuva passa. Esperamos contar com o apoio dos moradores também, para evitarmos que futuramente tenhamos situações como esta”, disse o secretário.
Zona Comercial (Jota Parente)

Um fato inusitado na travessa 13 de Maio, outro ponto alagado. A idosa Maria Célia de Sousa, 71, diz que saiu de casa cedo para visitar parentes, logo depois da chuva, mas não imaginava que ia encontrar uma lagoa pelo caminho. Essa é uma atitude arriscada, porque a senhora poderia, de repente, cair num buraco. “Mas eu nem imaginava que ia ser assim. Só espero que, quando eu voltar pra casa, já tenha enxugado. Lá também muita coisa se molhou. Ainda nem sei quanto tive de prejuízo, só depois eu vou calcular”, disse a aposentada.
No bairro Vitória Régia, o local do alagamento já é velho conhecido. Os moradores da área dizem que, todos os anos, acontece a mesma coisa. Na verdade, é um problema provocado pelo próprio terreno. Este ponto é menos elevado e recebe toda a água dos arredores. Segundo o climatologista Weliton Lima, da Estação Climatológica de Itaituba, a cidade teve precipitação pluviométrica superior a 149,5mm. Na prática, a zona urbana de Itaituba recebeu, nesta madrugada, a chuva que deveria cair no espaço de um mês.

Nenhum comentário: