quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Recesso & Sobrecarga: Só o Setor de Identificação de Itituba ficou na ativa

Décio: "O recesso lá nos sobrecarregou aqui"
Com exceção de Itaituba, todas as cidades dos arredores tiveram seus postos de identificação desativados por recesso. E isso acabou provocando sobrecarga no setor de Identificação da Polícia Civil.

O número de usuários que procuram o Setor de Identificação Civil e Criminal, onde é expedido o documento de identidade, quase que triplicou nos últimos dois dias. O Setor de Identificação de Itaituba está entre os mais importantes na faixa de quinhentos quilômetros e para muitos outros municípios, como o próprio Trairão e Novo Progresso, além de localidades menores, de onde vêm uma expressiva demanda. São, em média, 60 pessoas por dia procurando o setor para diversos serviços.. A maioria é formada de jovens que buscam a primeira identidade. Mas, na manhã desta quinta-feira, houve transtorno por conta da sobrecarga para os servidores do setor; houve até princípio de tumulto, e muita gente pensou em desistir. Mas, para os jovens que vão ter acesso ao primeiro documento, esperar um pouco mais vale a pena. O importante é ter o documento em mãos.

A reportagem conversou com os usuários e, em seguida, procurou o chefe do setor de identificação, Décio Pereira de Oliveira, para saber o que estava acontecendo. Fomos informados de uma situação que não é muito comum. Não pelo aspecto do recesso, uma prática que, apesar de sempre gerar transtorno, se repete todo fim de ano. O que aconteceu, desta vez, foi que todos os outros postos de Identificação, nas cidades de Placas, Rurópolis, Aveiro, Trairão, Novo Progresso e Jacareacanga, além do distrito de Castelo dos Sonhos, foram autorizados a entrar em recesso. Só o de Itaituba ficou em atividade, mas somente até as 13h desta quinta-feira.

O que aconteceria já estava previsto. E, como brasileiro deixa tudo para última hora, mais de oitenta pessoas abarrotaram a sala de espera, aguardando pelo atendimento. Faltou paciência em princípio, mas, por intermédio de uma conversa do chefe do setor com os usuários, os ânimos se acalmaram e o trabalho transcorreu normalmente até o encerramento do expediente. O retorno ao trabalho está previsto para 02 de Janeiro de 2013.

Nenhum comentário: