quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Alerta: Fim de ano, golpes velhos e novos e muito prejuízo para os incautos

Poliana mal conteve a revolta por ter sido roubada
Reta final de mais um ano e começam a surgir os mais diversos casos de "golpes" contra pessoas de idades variadas, boa parte cliente da rede gancária, incautos que confiam em estranhos e acabam se dando mal. A maioria das vítimas é beneficiária do INSS e acaba tendo prejuízos de milhares de reais. A índia Viviane Waru, de 33 anos, mora na cidade de Jacareacanga. Ela é mãe de um filho e costuma vir a Itaituba somente quando precisa fazer alguma operação bancária. Mas, com pouco conhecimento sobre os caixas eletrônicos, Viviane Waru acabou aceitando a ajuda de um estranho. O homem se aproximou, ofereceu auxílio e fez a retirada, para, em seguida, trocar o cartão da mulher. Foi quando aconteceu o golpe. Jonas José, de 39 anos, mora em um local conhecido como Vicinal Arizona, a 18 quilômetros da cidade de Trairão. É praticamente mesma história. Viagens para a cidade somente quando precisa retirar dinheiro para as despesas. Um estranho oferecendo ajuda e a ingenuidade do colono casaram perfeitamente para que o golpe fosse aplicado. Mas aí, Jonas cedeu a senha e o cartão e, ao longo de quase quatro meses, o agricultor já teve prejuízo de mais de 11 mil reais. Outra vítima de golpe foi a jovem Poliana Alves de Sousa, 28, moradora da 32ª Rua, bairro Vale do Tapajós. Segundo relatou à reportagem, ela fretou um mototaxista para levá-la até sua residência. "Ele me levou legal, sem problema. Chegando lá, como eu costumo pedir ao meu vizinho que guarde dinheiro pra mim, eu peguei dele (do vizinho) cem reais para dar ao mototaxista. Meu vizinho entregou o dinheiro pra ele (o mototaxista) e ele pediu o capacete. Quando me dei conta, cadê o cara? Ele foi embora e levou meu dinheiro", resumiu a dona-de-casa. "Só que isso não vai ficar assim, não. Não é pelo dinheiro, é pelo atrevimento desse vagabundo. Ele vai ver que não se meteu com qulaquer uma, não. Eu vou até o fim com isso", alertou, furiosa. Nas últimas duas semanas, foram mis de dez registros de golpe na Delegacia de Itaituba. A maioria é de idosos, aposentados que vão às agências desacompanhados e representam um prato cheio para os golpistas. Mas existem alguns lances de sorte. Foi o que aconteceu na agência do Banco da Amazônia, quando, segundo o gerente, Francisco Alfaia, o vigilante conseguiu evitar que uma aposentada se tornasse em mais uma vítima de golpe. O alerta já foi dado pela polícia e até pela imprensa. Aposentados, pensionistas e pessoas que têm pouco conhecimento de como fazer movimentações financeiras com segurança, jamais devem ir ao banco desacompanhados.

Nenhum comentário: