sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Encontrado corpo de índio morto em confronto com a PF


Lideranças Mundurukú querem apuração do caso

A informação partiu de um capitão da Polícia Militar que acompanha o episódio na Aldeia Teles Pires desde os primeiros detalhes repassados pelo Destacamento de Jacareacanga. O corpo do índio, em princípio identificado como Adenilson Crixi Mundurukú, morto durante o confronto entre indígenas e agentes da Polícia Federal, foi encontrado por volta das 9h de ontem (quinta-feira), cerca de 24 horas depois do incidente, que ainda deixou vários indígenas e policiais federais feridos. Uma equipe de vereadores de Jacareacanga, jornalistas e autoridades se deslocou até a aldeia Teles Pires, local do conflito, para avaliar a situação. Segundo as últimas informações em torno do incidente, o Ministério Público Federal (MPF) já entrou no circuito e determinou rigorosa investigação para apurar as circunstâncias em que aconteceu o confronto com os indígenas, já que a ação da PF é parte da operação ‘Eldorado’, que tem por principal objetivo combater a exploração ilegal de minério em terras indígenas.

No confronto, dois indígenas foram atingidos por balas de fuzil e outros quatro policiais federais acabaram sendo atacados a flechadas e disparos de arma de fogo. O G1 apurou que os índios foram levados, em estado grave, de helicóptero para atendimento no Hospital Regional de Alta Floresta. Já os agentes da PF receberam os primeiros-socorros ainda no local. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos agentes.

De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (Ipas), que administra a unidade hospitalar, os indígenas deram entrada no hospital por volta das 12h30 (horário de Mato Grosso) em estado de choque. Um deles precisou receber transfusão de sangue porque sofreu hemorragia após ser atingido pelo disparo.

Ainda de acordo com a assessoria, um deles, em estado mais grave, deve ser transferido ainda nesta quarta-feira de avião para o Hospital Regional de Sorriso. Ele corre risco de ter o braço amputado. Já o outro indígena ferido passou por cirurgia. O estado de saúde dele também é grave. O G1 apurou que a PF vai deslocar para a região do confronto mais agentes e suprimentos. (Com informações: G1).

Nenhum comentário: