quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Aldeia Teles Pires: Segunda morte ainda não foi confirmada

A informação mais detalhada que se obteve de Jacareacanga, em relação ao conflito entre policiais federais e indígenas na aldeia Teles Pires, divisa do Pará com o Matogrosso, é de que apenas uma morte foi confirmada até o momento. Seria o índio Adenilson Crixi Munduruku, que foi atingido pelo disparo efetuado por um policial federal e desaparecido no rio Teles Pires. O que foi repassado por uma servidora da Casa do Índio (Casai) de Itaituba, de que dois índios haviam morrido no conflito na manhã de hoje (quarta-feira), não foi confirmado.
Em entrevista por telefone concedida por Wandro Warú, o indígena disse que o pai de Adenilson viu quando o filho foi atingido no peito pelo delegado federal, que desceu de uma lancha atirando em direção aos índios. "Depois de ser 'atirado', o Adenilson não conseguiu mais correr e caiu no rio. Então, esse delegado disparou a arma no rapaz. O pai dele viu ele morrer. Depois nao conseguiram nem achar o corpo", disse Sandro Warú.
Fato é que, a qualquer momento, o conflito pode voltar a acontecer, uma vez que, por conta da morte confirmada, os indígenas ficaram em pé de guerra e muitos indivíduos da etnia Mundurukú estão se deslocando para a aldeia Teles Pires. (Com informações de Nonato Silva/Jacareacanga)

Nenhum comentário: