segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Agente prisional e um PM suspeitos de 'facilitar' fuga de detentos

"Seborréia" e "Piroca" continuam foragidos
A polícia já recapturou cinco dos sete internos que fugiram da Cadeia Pública de Itaituba na madrugada de sexta-feira (22). Durante depoimento, um dos presos delatou a participação de dois agentes prisionais e há suspeita de relaxamento da vigilância por parte de um policial militar.

A fuga da Cadeia Pública de Itaituba aconteceu por volta das 03 horas da madrugada desta sexta-feira. Segundo informou Márcio Ferreira, diretor da Casa Penal, sete internos do regime fechado conseguiram sair do bloco carcerário durante um black-out que aconteceu nesta parte do bairro da Liberdade. A interrupção da energia aconteceu por causa desta corrente de metal que foi atirada na rede elétrica por pessoas desconhecidas, que estão sendo investigadas.

Os fugitivos da cadeia foram: Bruno Quadros Neves, conhecido pela alcunha de “Seborréia”, Jeovane Sousa Costa, o “Piroca”, e o irmão dele, Jovanes Sousa Costa, o “Psiu”, além de Raulison Paigõ Mundurukú, o “Ráu”. Minutos depois da fuga, três fugitivos foram recapturados. Valdez Moraes Lobato, Tiago Barbosa da Silva e Tiago Tenório dos santos. A partir da fuga, foi montado um forte aparato policial por determinação do Comando de Policiamento Regional, e a PM iniciou as buscas. O Grupamento Tático Operacional e o Serviço Reservado da PM também se envolveram na operação, que resultou na recaptura de Jovanes Sousa Costa, o “Psiu”, que foi ao delegado de plantão na Seccional de Polícia e interrogado na presença do capitão que comandou a operação.

Já na tarde de sábado (23), os policiais do Grupamento Tático Operacional (GTO) receberam informações do Serviço Reservado da PM de que um dos fugitivos estaria nas imediações da vila Pimental, na divisa de Trairão com Itaituba. Uma rápida operação foi montada e o resultado foi a recaptura do índio Raulison Paigõ Mundurukú, o “Ráu”, que, segundo a PM, teria resistido à prisão e, por conta disso, foi alvejado no braço, sendo transferido para Santarém, onde passa por avaliação médica.

Com base em informações repassadas pelo quarto preso recapturado, o delegado e a PM confirmaram a participação direta de dois agentes prisionais, que teriam facilitado a fuga. Após esta confirmação, os gentes foram informados de que teriam que permanecer na Cadeia Pública, sob custódia do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). Mas a dupla ainda deverá ser chamada pela polícia para prestarem esclarecimentos.

Os agentes prisionais apontados como supostos facilitadores da fuga tiveram apenas os primeiros nomes revelados. Ribamar e Pedro ainda serão ouvidos pela polícia, que não acatou a primeira versão apresentada pelo preso recapturado. Um policial militar também foi apontado como participante na fuga, mas esta informação ainda não foi confirmada.

Os presos fugitivos são acusados de crimes de considerável potencial ofensivo. Assalto á mão armada, furto qualificado, homicídio e tentativa de homicídio, além de envolvimento com o tráfico de drogas.

Nenhum comentário: