quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sagri e Senar promovem cursos na região do Tapajós

Adeliton (camisa listrada) em uma das ações do Senar
No último dia 15  de fevereiro, o gerente da Divisão Regional da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) no Tapajós, Douglas Moacir da Silva, acompanhado pelo assessor técnico sindical do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Adeliton Farias, visitou o município de Aveiro, na região oeste do Pará, onde foram recebidos pelo prefeito do município Olinaldo Barbosa e pelo secretário municipal de Agricultura, João Gerdal.

Durante a visita, os técnicos da Sagri e Senar expuseram os cursos de capacitação técnica rural definidos durante o programa Caravana da Produção da Sagri em 2011, que tem o objetivo de melhorar o nível técnico da produção rural e aumentar a produtividade no campo nos municípios do interior do Estado. O encontro serviu para mobilizar os agricultores e saber quais os cursos que eles necessitam, sendo que foram visitadas as localidade de Apace, Cupu, Tavil, Brasília Legal e Trairão.

Um dos cursos requisitados foi o de beneficiamento da mandioca, visto que o município de Aveiro tem se destacado nessa cultura. Além dele, os de Piscicultura e de Associativismo também foram elencados pelos agricultores. Após o encontro inicial que mobilizou a comunidade, a Regional Tapajós se prepara para iniciar os cursos, o que devem ocorrer dentro de 15 dias. 

Para João Gerdal, esses encontros com as comunidades são muito importantes. "O programa Caravana da Produção é diferenciado porque se propõe a ouvir a necessidade específica de cada região". O prefeito de Aveiro, Olinaldo Barbosa, disse que o município precisa de ações de capacitação para melhoria da produção.

Segundo o técnico Douglas Moacir da Silva, mais importante que a capacitação é o aperfeiçoamento que esses cursos trazem. “Na região de Aveiro existem muitas casas de farinha. Durante os cursos os produtores aprendem não só a melhorar o material que produzem, como também têm contato com as técnicas para administrar o próprio negócio”, exemplificou. Douglas enfatizou que o número de cursos aplicados vai depender à demanda da comunidade.

Além de Aveiro, a Divisão Regional da Sagri Tapajós presta assistência aos municípios de Jacareacanga, Novo Progresso, Trairão, Rurópolis e Itaituba, onde está instalada a sede da regional. A próxima reunião da Sagri e Senar com a comunidade será no município de Jacareacanga. Os cursos ofertados nos municípios atendidos pela Regional serão ministrados durante todo o primeiro semestre deste ano, por profissionais já capacitados pelo Senar.

Nenhum comentário: