sexta-feira, 8 de março de 2013

TV Tapajoara fecha seriado jornalístico em homenagem a Teófilo Furtado

Na quinta e última reportagem da série, você acompanha um resumo da história desse que foi um dos maiores paraenses do século passado na região do tapajós. Teófilo Furtado foi um homem de vida intensa, movimentada e produtiva. Veio de Belterra e espalhou pela região o seu talento; fez muitos amigos através de sua profissão. Graças ao aparato científico da medicina disponibilizado pelos norte-americanos, Teófilo Furtado aprendeu os segredos da medicina. Era farmacêutico na verdade. Mas procedia como enfermeiro e médico. Oferecia consultas em domicílio, medicava com competência, carinho e atenção e conseguiu salvar muitas vidas. Assim como salvou vidas, Teófilo também ajudou a trazer ao mundo uma infinidade de itaitubenses. A quantidade de partos feitos por Teofilo Furtado não consta nos registros da história. Há quem diga que foram mais de mil e novecentos; outros garantem foram quase três mil. Outra curiosidade é que, como um hábito dele próprio, de quase todos nascidos pelas suas mãos, Teófilo se tornava padrinho. Foram feitos de bravura e heroísmo em um tempo que a medicina era muito carente na região. Mas, por uma questão de reconhecimento e valorização do grande profissional que foi Teófilo, quem conheceu a sua capacidade profissional ainda lembra bem dele e diz que sente saudades.

Foi por Fordlândia que tudo começou, mas, naquela época, Itaituba fazia parte dos planos de Teófilo Furtado. Tanto que ele se candidatou a prefeito e foi eleito. Foi o início de uma fase de ativa participação na política, primeiro como prefeito, depois como vereador por cinco mandatos. Foi através de Teófilo que vieram grandes obras para Itaituba, que testemunhou uma fase de crescimento social, econômico e político. Mas as atividades corridas como político não afastaram Teófilo do seu ofício primário, a medicina. E, aproveitando o tempo com muita criatividade, ele deixou histórias que até hoje são lembradas por quem conheceu o jovem farmacêutico, como conta a itaitubense Itahy Couto, uma saudosista que guarda na memória momentos especiais da história de Itaituba.

Em mais de trinta anos como farmacêutico, Gildásio Oliveira, o popular “Gil da Farmácia”, é quem pode falar com mais propriedade da competência de Teófilo Furtado como profissional da saúde. Afinal, foi nele que Gil encontrou um verdadeiro mestre, que lhe ensinou todo o ofício, as técnicas mais apropriadas para qualquer situação.


As lembranças de Teófilo Furtado retratam uma pessoa de alma bondosa, de atitudes firmes e comportamento sereno, divertido e irreverente. A conduta imaculada de Teófilo deixou na família uma referência de ética e decência. Os filhos foram formados em áreas distintas, um deles, Carlos Roberto Cabral Furtado, que já nos deixou, foi um dos melhores médicos que Itaituba teve. Foram seis filhos no total, três homens e três mulheres, integrantes de uma família cujo patriarca também foi pai para muitos e, ao deixar o plano material, deixou saudades em todos nós.

Em cinco de março ele completaria cem anos de idade. As homenagens que foram dispensadas, têm o objetivo de enriquecer a oferta de conhecimentos sobre esse grande paraense, que teve uma participação exemplar em diversos segmentos, incluindo o esporte, a cultura, a política e, principalmente, a medicina.

Nenhum comentário: