domingo, 3 de março de 2013

Castelo de Sonhos: Dia de Campo difunde cultura do arroz

Cultura do arroz chega para diversificar produção
Nos dias 8 e 09 de março, o distrito de Castelo dos Sonhos, a 1.100 quilômetros da sede de Altamira, município da Região do Xingu, reunirá mais de 200 pessoas em mais um "Dia de Campo", destinado a difundir conhecimento sobre a cultura do arroz em terras altas. O evento é resultado de uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Mato Grosso e a empresa Agropel Sementes.

Nos dois dias será oferecido atendimento especializado a diferentes grupos de produtores. No primeiro dia, 25 participantes - entre produtores já iniciados na cultura do arroz, técnicos e funcionários do Banco da Amazônia -, terão acesso a informações específicas sobre o cultivo do arroz, repassadas por técnicos da Embrapa do Centro-Oeste. No dia seguinte, será a vez dos 200 convidados participarem do Dia de Campo. Entre estes, muitos ainda não são produtores de arroz.

Para o zootecnista Leonardo Vieira, chefe local da Emater, entre os temas abordados o principal será o lançamento de variedades de sementes produzidas pela Embrapa, cultivadas na região Centro-Oeste e parte da África. “Entre os destaques haverá o 'batismo' de uma variedade de arroz plantada em um campo experimental na região, a qual demonstrou alta produtividade, apresentando entre outras qualidades o alto rendimento e boa resistência a doenças”, informou Leonardo Vieira.

Segundo Djaelson Barbosa, técnico em Agropecuária da Emater em Castelo dos Sonhos, a produção rural do distrito sempre esteve voltada à pecuária e à extração de madeira. “Há sete anos, a Emater mantém este posto avançado no distrito. Assim, temos trabalhado para mudar essa mentalidade produtiva. E esse evento trará novas perspectivas de diversificação de produção, conciliando a pecuária com a agricultura, e também aprimorando cada vez mais técnicas de plantio, correção de solo e adubação”, ressaltou. (Kenny Teixeira - Email: ascomematerpara@gmail.com)

Nenhum comentário: