domingo, 3 de março de 2013

Rurópolis: Emater orienta pequenos agricultores ao cultivo de hortas

Propriedade de Olivio é modelo para pequenos produtores (Foto: EH Marinho)
A orientação e o acompanhamento que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) oferece a pequenos produtores rurais estão contribuindo para mudar a realidade de muitas famílias no interior do Estado. Na propriedade de Olívio e Diolinda Kossmann, localizada na comunidade Progresso, no município de Rurópolis, na região oeste, a produção de abobrinha, alface, repolho e pimentão cresceu tanto, que está sendo vendida ao mercado local e de porta em porta.
Mercado de hortaliças está sempre aquecido
Desde 2008, os Kossmann são atendidos pela Emater. No início de 2012, a família foi contemplada com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Linha B. “Eles estavam precisando de cobertura para os canteiros. Elaboramos um projeto, que foi financiado com recursos do Pronaf. Eles conseguiram o plástico apropriado e tiveram a oportunidade de fazer a limpeza da área, comprar sementes e preparar os canteiros”, informou o técnico agropecuário Maxweel Furtado, coordenador do Escritório da Emater em Rurópolis.

“Estamos muito satisfeitos”, afirmou Olívio Kossmann, durante a última visita dos técnicos da empresa, que acompanham o projeto de incentivo à produção de hortaliças e legumes

O material para a cobertura das hortas foi comprado e a família já planeja a construção de uma nova estrutura. “Nós estamos acompanhando de perto os avanços desses agricultores. As hortas ganharam um espaço primordial na produção deles, mas os Kossmann ainda mantêm a roça de subsistência, com a mandioca, e algumas cabeças de gado”, ressaltou Maxweel Furtado. (Kenny Teixeira – Email: ascomematerpara@gmail.com)

Nenhum comentário: