quarta-feira, 24 de abril de 2013

Com dificuldades? O que você precisa saber sobre Certidão do Serasa...:

(Ilustração)
Uma reclamação feita com base na dificuldade enfrentada por empresas de Itaituba para conseguirem o Certificado Digital, documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de uma pessoa, de uma empresa ou de um site na internet, foi o que expôs a necessidade de que os empresários tomem conhecimento de mecanismos que podem facilitar esse serviço. O Certificado Digital também atua como uma assinatura digital, com validade jurídica, garantindo segurança nas transações online, como troca eletrônica de documentos, mensagens e dados. Segundo informes repassados por um cartório de Itaituba, a empresa responsável por repassar as orientações necessárias para a expedição do Certificado não está prestando este serviço. Na segunda-feira (22), a empresa Serama, instalada no prédio da CEL/SPC, informou que não estava prestando o serviço, que só retornaria na quarta-feira (24). Já na quarta-feira, o empresário interessado não retornou ao local, optando pela expedição do documento via internet.
A saber: A Serasa Experian desenvolveu uma linha de certificação digital específica para atender empresas que emitem nota fiscal eletrônica, de acordo com o volume de emissão diária: o NF-e (Certificado Digital de Nota Fiscal Eletrônica). Existem 4 tipos de certificados digitais: NF-e A3, NF-e A1, Servidor NF-e, NF-e para HSM.
Benefícios do NF-e: Flexibilidade para emitir quantos certificados digitais forem necessários para atender a estrutura da empresa; Possibilidade de emitir o certificado digital para pessoas diferentes dos representantes legais registrados na Receita Federal do Brasil, desde que devidamente autorizados pela empresa. Maiores detalhes no site: www.serasaexperian.com.br.
Em Itaituba, as orientações quanto a esses serviços, segundo a CDL, são de responsabilidade da empresa Serama, que, desde 2011, está instalada em Itaituba prestando o serviço de Certificação Digital de pessoas física e jurídica. A empresa é credenciada pela Receita Federal para fazer esse trabalho, e mais de duas mil empresas já estão cadastradas neste sistema. Mas, para obter a Certificação Digital, os interessados precisam preencher alguns requisitos indispensáveis. “Primeiramente, a documentação da empresa precisa ser recente, ou seja, estar em bom estado. Além disso, toda a documentação precisa ser original, já que essa documentação é enviada para uma auditoria, que vai analisar a documentação e confrontar com as informações já fornecidas à Receita Federal”, diz Sirleide Rodrigues, responsável pelo atendimento na Serama, que está instalada no prédio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
A Certificação Digital é obrigatória, já que é através deste mecanismo que as empresas poderão ter acesso aos vários disponibilizados através da Rede Bancária Oficial (CEF, Banco do Brasil). “A Certificação é de fundamental importância. É através dela que serão recolhidas as contribuições previdenciárias e FGTS dos funcionários, declaração junto à Receita Federal, emissão de nota fiscal eletrônica e outras atribuições da empresa. Para tudo isso, é exigida a Certificação Digital, já que ela é a assinatura digital da empresa”, complementa Sirleide Rodrigues.

Nenhum comentário: