terça-feira, 25 de outubro de 2011

ICMBio e parceiros organizam ação de cidadania e meio ambiente


Maitê Guedes coordena ação de cidadania e meio ambiente
Uma reunião realizada na Sala Verde da Secretaria de Meio Ambiente e Produção (Semmap), da Prefeitura de Itaituba, definiu os detalhes em relação à Ação de Cidadania e Meio Ambiente, prevista para acontecer nos dias 05 e 06 de novembro próximo no distrito de Creporizão, na zona garimpeira do município. A reunião contou com a participação de representantes de vários órgãos governamentais, do judiciário e da administração pública municipal, que se propuseram a participar. A idéia, que partiu da chefia da Floresta Nacional do Crepori, é promover uma ação de cidadania, com a expedição de documentos e assistência jurídica, além de noções de educação ambiental.

De acordo com a analista ambiental Maitê Alves Guedes, da Flona/Crepori, os organismos que vão participar da ação estarão atuando em áreas definidas. Também estarão presentes o Poder Judiciário, com assistência jurídica gratuita, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com a expedição de Carteiras de Trabalho e Assistência Social, e as secretarias de Saúde (Semsa), Meio Ambiente e Assistência Social (Semdas), com ações definidas dentro de suas áreas de atuação.

O Cartório Eleitoral, representado pelo servidor Jeéfson Menezes, vai fazer inscrições e oferecer outros serviços relativos à Justiça Eleitoral. A Junta do Serviço Militar, representada pelo secretário Jeconias Miranda, vai oferecer a regularização da situação dos homens com idade acima de 18 anos. A ação vai beneficiar tanto moradores de Creporizão quanto de comunidades vizinhas como Patrocínio, Creporizinho e outras.

Para o secretário de Meio Ambiente e Produção, Ivo Lubrinna de Castro, a presença desses organismos nas comunidades da zona garimpeira é de fundamental importância. A maioria delas fica localizada a grandes distâncias da cidade, e isso acaba resultando em altas despesas quando se precisa da expedição de algum documento. "Também estaremos levando orientações sobre licenças ambientais, expedição de PLGs e outras ações que poderão ser intermediadas pela Semmap. Assim, promoveremos uma proximidade maior com o garimpeiro", resumiu Ivo Lubrinna.

“Nós percebemos que existem muitas carências por parte dos moradores dessas comunidades. Então, tivemos a idéia de levar até elas essas ações, como forma de promover a proximidade das famílias com os organismos responsáveis pela assistência social, expedição de documentos e outros serviços. Para tanto, já definimos todos os detalhes em relação à logística de transporte e alojamento do pessoal que vai participar da ação. Estamos antecipando esses preparativos para que tudo aconteça conforme o planejamento”, resumiu Maitê Alves Guedes, chefe da Flona/Crepori.

Nenhum comentário: