terça-feira, 12 de abril de 2011

Fiscais encontram explosivos dentro do Parque Nacional da Amazônia


Artefatos foram entregues aos cuidados do 53º BIS
Fiscais do Instituto Chico Mendes encontram artefatos explosivos dentro do Parque Nacional da Amazônia. Há suspeita de que a carga de explosivos teria como destino a zona garimpeira e tenha sido desviada.

Os explosivos foram encontrados durante uma operação de rotina do setor de fiscalização do Instituto Chico Mendes dentro do Parque Nacional da Amazônia. Segundo o chefe da Unidade de Conservação, os fiscais suspeitaram de anormalidade, quando encontraram uma caixa de papelão lacrada próxima a uma árvore caída. Ao fazer uma verificação, encontraram os artefatos, e desconfiaram que se tratava de explosivos.

Após encontrar os explosivos, o servidor do ICM-Bio José Sales de Sousa, chefe do Parque Nacional da Amazônia comunicou o fato à Polícia Civil, que fez uma avaliação superficial em todos os cartuchos encontrados. Mas, de acordo com a polícia, somente uma perícia específica vai determinar qual é a real composição dos explosivos e seu poder de destruição.

Ao todo, são 53 artefatos, pesando cerca de meio quilo cada. Segundo o relatório da avaliação feita pela polícia civil, são explosivos do tipo emulsão encartuchada com embalagem plástica e que apresenta alta resistência e de fácil manuseio, mas somente por pessoa qualificada. O relatório também indica que a base do explosivo é composta de nitrato de amônia e nitrato de sódio. O produto permanece em uma das sedes do Instituto Chico Mendes, em Itaituba, de onde deverá ser transferido para o quartel do 53º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), do Exército.

Nenhum comentário: