quinta-feira, 1 de julho de 2010

Expedição Sairé 2010 – Pacotes à venda

Já estão à venda os pacotes para a Expedição Alter do Chão 2010, que vai levar turistas itaitubenses para acompanhar o festival do Sairé na vila balneária de Santarém.

O rio Tapajós, por si só, já é um grande atrativo, emoldurado pela floresta, companheira permanente de quem viaja por essas bandas. A vila dispensa comentários. Mas é sempre bom comentar, ressaltar que este pequeno lugarejo, com mais de 340 anos, tem sua importância impressa na própria história da região.

Foi em Alter do Chão, que, nos primeiros anos da década de 1660, os índios Tupaiú receberam os navegadores portugueses, em uma navegação que transformou o modo de vida dos nativos e trouxe grandes novidades para este pedaço da Amazônia. Foi para recepcionar os visitantes que os nativos fizeram uma festa, que ficou dividida entre o religioso e o profano, tendo no arco da Santíssima Trindade o seu maior símbolo. O Sairé recepcionou os navegadores portugueses e ainda recepciona os visitantes de outras bandas.

Um adicional a essa alegria toda é a disputa entre os botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, uma verdadeira saga amazônica, baseada na lenda do peixe-homem, que sai das águas para seduzir as caboclas ribeirinhas. Um misto de mito e imaginário faz do Lago dos Botos o centro das atenções durante a apresentação das agremiações. Pitoresco, colorido, belo e extremamente nosso. É no Sairé que isso tudo acontece.

Alter do Chão se faz festa e essa festa já faz parte dos mais divertidos e ricos, cultural e historicamente falando. O município de Itaituba, claro, já está inserido nesse contexto, através de uma investida da TV Tapajoara (SBT), que já entra na quinta edição da Expedição Sairé. E, para fazer parte dessa verdadeira resenha cultural, é muito fácil. A empresa Soleitur Turismo é parceira, e tem a dica.

Adriana Ferreira, agente de viagens da Soleitur, alerta aos interessados que os pacotes já estão à venda e a melhor alternativa é antecipar. “O pagamento pode ser parcelado em até quatro vezes. Importante lembrar que, até 09 de Setembro, deve estar quitado, já que o embarque é no dia 10”, diz.

A Expedição é uma verdadeira aventura pelo rio Tapajós, de Itaituba até a paradisíaca vila balneária de Alter do Chão. Durante a viagem, que vai contar com a parceria do Navio Karolina do Norte, vai haver música ao vivo, cerveja gelada e algumas dicas de como se divertir com segurança. Para garantir presença, espaço nesta sessão de lazer e diversão, o melhor mesmo é antecipar a compra dos pacotes para toda a família.

Nenhum comentário: