quarta-feira, 14 de julho de 2010

Aracú e Piau - Em nome da cultura regional

Riqueza em detalhes: Flagrante de
um dos rituais apresentados durante a evolução dos peixes


Patenteado pela ONG Amazônia Viva, a disputa dos peixes Aracú e Piau, no Festival de Barreiras, está ameaçado de desaparecer do mapa cultural ribeirinho de Itaituba. Não é nenhuma especulação, é realidade pura. Depois de anunciar sua saída da organização do Festival, os diretores da Organização Não Governamental fizeram questão de alertar aos pretensos organizadores do evento sobre uma conseqüente e imediata reação caso as denominações “Aracú” e “Piau” fossem usadas.

Com a saída da ONG do circuito, os próprios comunitários de Barreiras decidiram tomar para si a responsabilidade, e entraram de cabeça na organização do Festival para este ano. A Prefeitura de Itaituba, depois de uma reunião entre o prefeito Valmir Climaco e os comunitários, também entra com apoio. A estrutura de palco e arquibancada deverá ser edificada em tempo recorde para que a programação aconteça no período definido, sem que haja contratempos.

Numa rápida conversa com um professor, integrante da equipe de organização, tomamos conhecimento de que, a despeito de qualquer interesse protocolar da ONG, a disputa entre os peixes vai acontecer, até porque se trata de uma identidade cultural que já está diretamente vinculada à vila de Barreiras.

O aracú, o piau, assim como demais espécies da fauna aquática regional, são coisa nossa. Isso não pode mudar. Lamentamos que situações desgastantes e constrangedoras como esta aconteçam assim, tão naturalmente. No meu ponto de vista, não há nada que impeça a participação direta da ONG Amazônia Viva, seja capitaneando, seja coordenando o evento. O que queremos mesmo é que aconteça o Festival, com Aracú e Piau no ‘Peixódromo’, fazendo a alegria de suas torcidas.

Um comentário:

Armando Mendonça disse...

Como é difícil fazer cultura nesse país. As pessoas não dão o devido valor, deixando um pequeno grupo de heróis tentando manter a chama acesa.
O Aracú e o Piau apesar de serem da mesma família, mais cada um tem a sua peculiaridade e seu sabor como alimento.
Não podemos deixar que essa chama se apague.
Viva o Piau e viva o Aracú.