terça-feira, 27 de julho de 2010

Vicinal do Cacau - Exemplo de produção

A produção em alta. É assim que se define, em poucas palavras, a realidade da Vicinal do Cacau, uma pequena porção da zona rural de Itaituba, composta por seis comunidades, habitadas por famílias trabalhadoras, pessoas que querem resgatar a dignidade através de projetos baseados em culturas potencialmente rentáveis e que estão conseguindo mudar o perfil esdrúxulo imposto por uma onda de violência que, por vários meses, provocou um sentimento de aversão por parte dos demais habitantes de Itaituba. A conhecida ‘Vicinal do Brabo’ mudou de nome por imposição da sua própria produção. São extensas áreas de cultivo de cacau, associado a outras culturas, que estão consolidando a área como uma das maiores contribuições para a economia local.

Conhecer a Vicinal do Cacau é estar em contato com famílias humildes, mas bem integradas ao trabalho. São famílias como a do próprio Brabo, um dos precursores da ocupação da área. Ele nos recebeu embaixo do jambeiro que ornamenta a frente da residência. Ao lado, a oficina, onde ele faz os pequenos reparos que mantêm a caminhonete em condições de dar o apoio que sempre moldou sua própria sua identidade. “Aqui, nós vivemos em harmonia. Todos são unidos e uns ajudam os outros. Eu mesmo já atravessei essa vicinal embaixo de chuva, pra levar pessoas doentes, mulheres grávidas e amigos que precisam de ajuda. A gente vive pro trabalho. É assim que nós nos mantemos, um apoiando o outro, e todo mundo crescendo por seu próprio esforço”, diz o trabalhador, que não permite, em hipótese nenhuma, ser fotografado ou filmado.

É também na Vicinal do Cacau que conhecemos João Costa e dona Maria da Conceição Sousa. Ele é plantador de cacau, piscicultor e comerciante. Ela é granjeira; conseguiu um financiamento do Banco da Amazônia e montou sua pequena granja de galinhas caipiras. “Aqui, nós vendemos os frangos abatidos, prontos pro consumo. Nós estamos caminhando para a certificação”, comemora a dona-de-casa. João Costa, o marido, é otimista por natureza. Ele é entusiasta da produção na Vicinal do Cacau. A plantação de cinco mil pés garante renda para a família desde que começou a produzir, um ano e meio depois do início do plantio. “Nós vendemos em Uruará. Eles mandam para Medicilândia”, diz. “O bom do cacau também é que, quanto mais você planta, mais tem mercado. Assim, a tendência é que o plantio aqui cresça cada vez mais”, diz o produtor.

Os subprodutos do cacau são outro adicional à economia na Vicinal. Bombons de chocolate, licores, doces, compotas, geléias e até o mel do cacau associado a outras plantas, atuando com propriedades medicinais. Entre as produtoras, estão Maria Senhora e Maria Gomes, também conhecida como ‘Maria do Doce’. Durante o Festival, esta produção esteve à mostra, chamando a atenção de quem participou da festa. Foi a segunda versão da maior vitrine da produção na Vicinal do Cacau, onde, além da lavoura cacaueira, estão outros projetos de produção, como a piscicultura, o extrativismo e outras plantações, como a mandioca, feijão, milho e amendoim. Na visão de quem conhece esse potencial, a Vicinal do Cacau é um exemplo de abnegação, trabalho e vontade de crescer produzindo.

Nenhum comentário: