segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Eleitos os novos conselheiros tutelares de Itaituba

Conselheiros Tutelares eleitos e reeleitos (Maria da Paz, Nega, Sefatias, Zeza e Sandra)
Novos conselheiros deverão tomar pose em janeiro de 2016 >>> Aconteceu durante todo o domingo (04) a primeira eleição unificada para escolha dos novos conselheiros tutelares de Itaituba. A eleição foi realizada simultaneamente em todas as cidades brasileiras que têm Conselhos Tutelares. Em cada cidade, foi escolhido cinco novos conselheiros e mais cinco suplentes.  Em Itaituba o local de votação foi o Ginásio Municipal, escolhido pela centralização e facilidade para que os eleitores pudessem tem acesso ao voto. A eleição foi aberta à população e cada eleitor pôde escolher até cinco candidatos. Vale ressaltar que o voto foi facultativo e, no memento da votação, o eleitor precisou, além do titulo, apresentar um documento de identidade com foto. Foram disponibilizadas 19 cabines de votação e a fiscalização coube ao Ministério Público, através da promotora Daliana Viana. O processo eleitoral ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi recomendado pelo Art. 139, da Lei nº 8.069/90. Cerca de 150 pessoas estavam envolvidas direta e indiretamente nesta eleição, 80% destes funcionários da Assistência Social. Durante todo o dia o movimento foi bem intenso no ginásio Municipal. A prefeita Eliene Nunes também esteve no local.
Flagrante do início da apuração

Encerramento - Às  17 horas em ponto as portas do ginásio Municipal foram fechadas anunciando o fim da votação, mas a apuração iniciou hora e meia depois. A promotora recebeu algumas denuncias de que algumas pessoas teriam votado mais de uma vez, em cabines diferentes e de que uma urna não teria chegado ao local da votação, mais segundo ela nada implicou na transparência do processo.
As apurações avançavam lenta e já se aproximava das 22:00 horas quando foi anunciado que 50% das urnas já estavam apuradas e já se tinha uma parcial definida, mais foi somente poucos minutos depois da meia noite que saiu o resultado final da votação. O conselho já tem seus cinco novos membros, e foram escolhidos por 3.096 eleitores que compareceram as urnas.  Mais destes cinco, três novos, porque dois já são da casa e uma já exerceu a profissão. O resultado ficou assim:
1º Maria José "Zeza" (881 votos - reeleita em primeira colocação por critério de antiguidade)
2º Sefatias (881 votos)
3ª Maria da Paz (835 votos - reeleita)
4º Nega (836 voos)
5º Sandra (731)
O advogado Emanuel Bentes, que esteve desde o principio responsável pela comissão do processo eleitoral, fez uma avaliação positiva da votação e considera que, mais uma vez, se deu um exemplo de democracia, permitindo ao cidadão o direito à livre escolha.
Os novos conselheiros devem tomar posse no dia 10 de Janeiro de 2016. Cabe ao conselheiro tutelar zelar pelos direitos da criança e do adolescente, obedecendo aos critérios estabelecidos em lei. Ao contrário do que muito se propaga, especialmente em relação aos atos infracionais praticados por adolescentes, o Conselho Tutelar não é uma ferramenta de 'defesa de futuros bandidos', mas sim uma entidade representativa da sociedade, que busca assegurar a aplicabilidade corretiva na forma da lei, obedecendo ao que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas, principalmente, preservando pelos valores sociais e familiares. (Com informações de Ingrid Rodrigues - SBT Itaituba)

Nenhum comentário: