terça-feira, 27 de março de 2012

Divisão de Zoonoses conclui relatório da Vacinação Anti-Rábica 2012

Concluído o relatório da primeira semana da campanha de vacinação anti-rábica em Itaituba. Mas a Divisão de Zoonoses ainda se queixa do grande número de animais soltos nas ruas.

De acordo com as metas estabelecidas para Itaituba, durante a campanha de vacinação contra a raiva animal, devem ser vacinados 26 mil animais, entre cães e gatos. Segundo o relatório da primeira semana da campanha, só no dia D, 17 de Março, quando a previsão era de serem vacinados 12 mil animais, as equipes conseguiram vacinar mais de 14 mil. Já durante a semana, na chamada vacinação residencial, quando as equipes vão às ruas, já foram vacinados mais de 2 mil cães e gatos.

A raiva animal é uma doença que atinge, principalmente, felinos e caninos e pode ser contraída pelo homem e, se não for diagnosticada e tratada precocemente, pode matar em pouco tempo. A doença também acomete morcegos e outros animais carnívoros, mas a maior freqüência é nos centros urbanos. “As campanhas de vacinação contra a doença são parte das ações preventivas do Ministério da Saúde, mas que precisam de ativa participação da comunidade, sob pena de as metas não serem alcançadas. Outro problema comum é o grande número de animais soltos nas ruas, problema esse que não atinge somente os próprios animais, mas também representa ameaça para a saúde pública”, ressalta o coordenador da Divisão de Zoonoses, Ígor Lacerda.

Nenhum comentário: