quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Instituto Chico Mendes e parceiros realizam ação social no Creporizão

Maitê Guedes - Chefe da Flona Crepori



A ação aconteceu entre o sábado e o domingo, e o atendimento superou as expectativas.

As imagens exibidas no programa Focalizando, na última segunda-feira (07), foram registradas pelo cinegrafista Dioney Alves, que teve total apoio do Destacamento da PM de Creporizão, que tem à frente o sargento José Feitosa, lotado no 15º Batalhão da Polícia Militar de Itaituba.

A seguir, a reportagem, na íntegra:

A chegada de uma numerosa equipe ao distrito de Creporizão, a cerca de seiscentos quilômetros de Itaituba, mudou a rotina na maior vila de garimpeiros da Província Mineral do Tapajós. A localidade serve como entreposto de mercadorias, material e equipamentos para as centenas de garimpos dos arredores. A área comercial é pequena, mas muito movimentada. Aqui se encontra praticamente de tudo. Apesar das dificuldades enfrentadas pelos garimpeiros neste período de mudanças no modelo de exploração, o ouro ainda é a maior fonte de renda. As pequenas lojas de compra de ouro se espalham por todos os lados. Aqui mesmo, os compradores queimam o metal para retirar as impurezas e confeccionar as barras, que vão ser enviadas para mercados maiores. Mas toda essa movimentação acabou influenciando na vida dos milhares de garimpeiros e demais moradores do distrito. Só depois de muitos anos de criada, a vila recebeu sua primeira escola. Mas também já tem posto de saúde e outros serviços essenciais, como a telefonia. O analista ambiental do ICMBio, Javan Lopes, diz que, “mesmo assim, ainda existem muitos problemas, principalmente na área social e da cidadania. Muitos não têm documentação, nem mesmo a carteira de identidade. Este foi o principal motivo que levou o Instituto Chico Mendes, através da Chefia da Floresta Nacional do Crepori, a mobilizar um grupo de parceiros para esta ação”.

A ação contou com a participação de um grande número de órgãos governamentais, da União, do Estado e município. O TRE ofereceu registro eleitoral e outros serviços. O Tribunal Regional do Trabalho expediu carteiras de trabalho e previdência social. A Prefeitura de Itaituba foi representada pelas secretarias de Meio Ambiente e Produção, Saúde, Assistência Social e Educação. Também foram realizadas palestras sobre vários assuntos, incluindo unidades de conservação e área de influência da BR-163; licenciamento ambiental em unidades de conservação; associativismo e cooperativismo; boas práticas de garimpagem; implantação e manutenção de sistemas agroflorestais e prevenção a incêndios florestais. Também aconteceram oficinas de desenho e educação ambiental; educação ambiental para crianças e implantação e manutenção de viveiros. Os organizadores consideram que o comparecimento do público a todas as etapas da ação superou as expectativas.

Durante o sábado e o domingo, milhares de pessoas compareceram aos locais preparados para o atendimento. Para o empresário José Dalla Rosa, o “Jóia”, líder comunitário da vila, “a ação foi de grande utilidade, e incentiva para que o cidadão procure ampliar seus conhecimentos e atuar dentro de um processo de desenvolvimento com respeito à legislação e sabendo os caminhos mais adequados para cobrar pelos seus direitos”.

Nenhum comentário: