terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Itaituba: Morre, aos 53 anos, o jornalista Francisco Santos Amaral

Francisco Amaral tinha 53 anos e era natural de Belterra
MORRE O JORNALISTA FRANCISCO AMARAL, DONO E EDITOR-CHEFE DO JORNAL FOLHA DO OESTE.  JORNALISTA FOI ACOMETIDO DE UM INFARTO E NÃO RESISTIU >>> A notícia apanhou a classe dos profissionais da imprensa de surpresa e foi um grande choque para a família. Francisco Amaral, além de jornalista aplicado e reconhecido por divulgar assuntos polêmicos e notícias da área política, também era desportista aplicado e incentivador do esporte. Defendia a prática como uma ação social que sempre se apresentou carente de apoio. Foram características marcantes do jornalista que fez seu nome a partir do movimento estudantil, onde militou por vários anos, ainda em Belterra e Santarém, de onde trouxe o tino jornalístico. Escreveu para revistas e jornais de grande circulação regional; chegou a apresentar um programa de televisão, mas descobriu que o seu talento estava mais para para a imprensa escrita. Amaral montou uma parceria e criou o jornal Folha do Oeste. Em menos de dez anos, transformou o periódico em uma referência na imprensa regional. Mas não deixava o seu lado polêmico e defensor de idéias, características que marcaram sua existência.

Antônio Amaral sequer apresentava algum problema de saúde. Nas últimas excursões da imprensa, em que o futebol era peça indispensável, atuou como atleta de fôlego, e sempre foi de muito boa convivência, até que veio a surpresa. Amaral passou mal na tarde de segunda-feira; chamou a esposa e foi, de moto, para o hospital, onde o quadro se agravou. Os médicos que o atenderam resumem a situação como um quadro de infarto agudo, que acabou por vencer a resistência do jornalista. Minutos antes da triste notícia, a esperança ainda era bem forte, até que veio a informação definitiva: Francisco Amaral teve morte cerebral às 19h40 e, às 20h15, foi informada a morte clínica do jornalista.

Os familiares do jornalista foram comunicados ainda na tarde de segunda-feira, e o irmão, Raimundo Amaral, veio a Itaituba. Foi um depoimento triste de quem também foi apanhado de surpresa. Francisco José Santos Amaral tinha 53 anos de idade e era natural da cidade de Belterra. Ele veio para Itaituba na década passada. O jornalista morreu deixando, pelo menos, nove filhos. Atualmente, Amaral morava na comunidade de São Luis do Tapajós, onde, em pouco tempo, construiu certa liderança. Por dois anos, ele coordenou o Festival do Tambaqui, uma referência cultural da localidade. O corpo do jornalista foi velado no plenário da Câmara, de onde será transladado para Santarém, onde será sepultado no cemitério Nossa Senhora dos Mártires.

Nenhum comentário: