quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Servidores participam de curso de combate a incêndio em aeroportos


Encerraram na quinta-feira (20) as instruções do curso de Especialização em Prevenção e Combate a Incêndios em Aeroportos, promovido pela Prefeitura em parceria com a Aeronáutica.
Instrutores, coordenadora do curso e prefeito Valmir Climaco
Foram oitenta horas de intensa instrução. 41 alunos, entre homens e mulheres, todos interessados, dedicados, absorvendo cada orientação repassada pelos sub-oficiais da Aeronáutica. O curso aconteceu em um momento oportuno, quando toda a região está precisando de profissionais qualificados para prevenção, controle e combate a incêndios em aeroportos. Agora, não só Itaituba, mas qualquer aeroporto brasileiro poderá contar com os serviços desse pessoal, que se dedicou ao máximo para absorver o que foi repassado nas instruções. Tudo foi acontecendo gradativamente, e a exigência dos instrutores foi um ponto em destaque. Independente do gênero, todos os alunos receberam tratamento igual, sem distinção. Para se ter uma idéia, basta avaliar pelo que aconteceu no último dia de aula prática. A coordenadora do curso traça um pequeno roteiro do que vai acontecer em seguida.

Segundo a coordenadora do curso, a sub-oficial Elisabete Matsuoka, a orientação também vai para os socorristas responsáveis pelo atendimento às vítimas de um eventual desastre aéreo. Saber como colocar a pessoa na maca, levantar e fazer o transporte, sem agravar a situação.

Agora, é a vez do combate propriamente dito. A área é preparada com muito cuidado. Nos arredores, as equipes de apoio ficam atentas. Nada pode dar errado. Do contrário, o que acontece na simulação pode se tornar em uma situação real. Encerrada a aula, os alunos receberam os elogios e comemoraram o sucesso do curso com um banho de jato de água. Ninguém escapou do banho, nem o prefeito, que estava por perto. “Eu sempre digo que não adianta você fazer grandes investimentos em um aeroporto se não tiver pessoas qualificadas para agirem em situações extremas. Agora, podemos dizer que Itaituba exporta talentos, porque nós temos um grupo de 41 pessoas devidamente preparadas para tal. E isso me deixa muito satisfeito, porque, através dessa parceria, nosso aeroporto se torna cada vez mais moderno”, disse Valmir Climaco, todo molhado.

Valmir Climaco confraterniza com alunos do curso

Certificados - A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do curso, que aconteceu na sexta-feira (21),  foi presidida pela coordenadora do curso, Elisabete Matsuoka, auxiliada pelos três sub-oficiais que atuaram como instrutores. Para eles, o rendimento da turma foi surpreendente, e até mesmo as mulheres, que eram em menor número, superaram todos os obstáculos.

A entrega dos certificados acabou se transformando em uma verdadeira festa, em um ambiente de comemoração. Os alunos foram parabenizados pelo empenho e, ao receberem o certificado, também deram sua impressão dos desafios enfrentados durante as duas semanas.

Nenhum comentário: