segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Contra Aftosa - Estoque de vacinas garantido para segunda etapa da campanha

Casas veterinárias já estão com estoque de vacinas preparado para a segunda etapa da campanha contra a febre aftosa.
Edson Teixeira, da Casa Rural
A venda das vacinas contra que previnem a febre aftosa é exclusiva dos estabelecimentos que comercializam produtos veterinários, e é controlada pela Adepará. Em Itaituba, o mercado está suprido, conforme anuncia o empresário Edson Teixeira, da Casa Rural.
Indira de Oliveira coordena ULSA de Itaituba
Segundo a veterinária Indira de Oliveira, chefe da Unidade Local de Sanidade Agropecuária (ULSA/Itaituba), a vacina tem carência de seis meses para armazenamento, e, com base em normas internacionais de sanidade animal, as doses precisam ser comercializadas até o final do período de vacinação. “Fora deste prazo, o comércio das doses só será possível com autorização do órgão de defesa agropecuária, neste caso a Adepará”, disse Indira de Oliveira.

Para Itaituba, estão disponibilizadas vacinas o suficiente para atender à demanda dos criadores, que, juntos, somam um rebanho com cerca de 300 mil cabeças. Mas o estoque vai além da quantidade que atende Itaituba, já que o município atua como pólo também neste tipo de comércio, e atende a outros municípios, como Trairão, Aveiro e Jacareacanga. A segunda etapa da campanha acontece no período entre 1º e 30 de novembro, e a Adepará convoca os criadores para que atentem para os prazos.

“Em todas as campanhas de vacinação contra a febre aftosa, Itaituba sempre alcançou índices de cobertura beirando os 100%. Para mais esta etapa da campanha, a expectativa é que essas metas sejam novamente alcançadas. Para isso, a Adepará conta com a indispensável parceria dos criadores”, finaliza Indira de Oliveira.

Nenhum comentário: