quinta-feira, 19 de maio de 2011

Miritituba - Prefeitura define abrigos para famílias atingidas pelo desastre natural

Policiais MIlitares, a própria comunidade...

...E Bombeiros se integraram no árduo trabalho de resgate
Como num ambiente de guerra...
...As imagens da destruição estão por toda parte...

A Prefeitura de Itaituba improvisou abrigos para as famílias que foram afetadas pelos deslizamentos em dois pontos no distrito de Miritituba, em frente à cidade. Segundo informes repassados pela Defesa Civil municipal, pelo menos oito casas foram destruídas. Muitas famílias perderam bens materiais e quatro pessoas morreram. Uma pessoa permanece internada, em estado grave, no Hospital Municipal de Santarém.

Na tarde de ontem, o prefeito da cidade participou de uma reunião com lideranças comunitárias e representantes da Defesa Civil para definir estratégias para ajudar as famílias. O saldo da maior tragédia natural já testemunhada pelos moradores do pequeno distrito de Miritituba foi alarmante. Além das mortes, pelo menos 120 famílias foram atingidas direta ou indiretamente. Cerca de 470 pessoas permanecem em dois alojamentos improvisados, uma escola e um ginásio para onde foram levados os pertences que as famílias conseguiram salvar com o auxílio de vizinhos.

As duas áreas em que aconteceram os deslizamentos foram interditadas por determinação da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Nono BEC e Defesa Civil. Homens do Corpo de Bombeiros mantêm vigilância no local para evitar a entrada de pessoas. Nas portas das casas interditadas, foram colocados cartazes proibindo a entrada. Durante a manhã, alguns moradores também foram às casas na tentativa de resgatar algum objeto que porventura tenha se perdido durante os deslizamentos.

Ajuda – Segundo informou o coordenador municipal da Defesa Civil, Pedro Dias, 197 famílias foram afetadas direta e indiretamente pelos deslizamentos em Miritituba; mais de 800 pessoas estão abrigadas ou sendo remanejadas para os abrigos improvisados pela Prefeitura, em um ginásio e na escola Integração Nacional, na própria comunidade. 400 cestas básicas vão chegar, ainda nos próximos dias, em Santarém e transportadas para Itaituba, onde serão distribuídas às famílias. Foram selecionados dois terrenos, um do Incra e outro particular, onde serão construídas casas para as famílias desabrigadas. Parte da madeira das casas destruídas e das que permaneceram em pé (e serão desmontadas) será utilizada para agilizar a construção das casas para onde irão as famílias. Estão sendo convocadas as empresas, de médio e grande porte, com investimentos em Itaituba, para também auxiliarem no apoio às famílias. Também está sendo desenvolvida uma grande campanha de auxílio às vítimas, com a doação de roupas, cobertores, colchões, redes e alimentos. A população está respondendo bem à campanha. Na TV Tapajoara (SBT), por exemplo, cerca de meia tonelada de roupas e alimentos já está sendo preparada para que seja feita a distribuição. Outras emissoras de rádio e televisão, lojas e diversas empresas também estão sendo convocadas a participarem da campanha.

Nenhum comentário: