terça-feira, 10 de maio de 2011

Ministério Público e vereadores fiscalizam atendimento bancário


Promotor Maurim Lameira Vergolino

A visita aconteceu de surpresa. O promotor de Justiça Maurim Vergolino foi convidado por uma comissão de vereadores para acompanhar uma fiscalização em agências da rede bancária no centro de Itaituba. O principal objetivo foi o tratamento dispensado aos clientes, com ênfase ao cumprimento de uma lei municipal que estabelece tempo de 40 minutos para permanência em filas. Pelas imagens de um telefone celular, foi possível acompanhar parte da visita, onde o promotor conversou com clientes e chegou a cronometrar o tempo que os clientes passavam na fila, o até o gerente desta agência bancária solicitar que a filmagem fosse paralisada. Segundo o vereador Luis Sadeck, do PMDB, o assunto já foi amplamente debatido na Câmara, mas nunca foi dada uma solução eficiente, nem mesmo depois que os gerentes da rede bancária foram convocados para uma audiência pública.

A comissão foi formada pelos vereadores Diomar Figueira, Eva do Liberdade, Maria Pretinha, João Crente, Marcos da Ideal e Luis Sadeck. Eles argumentam que, especialmente na rede bancária, há um visível desrespeito ao cidadão, e há casos em que muitos clientes chegam a permanecer horas em filas, à espera de atendimento. Neste caso, o papel da Câmara é convocar os organismos e o órgão da Prefeitura para forçar os bancos a cumprirem a medida.

Na saída da agência, o promotor informou que foi comprovado o descumprimento da lei municipal, e que já conversou com clientes que estão dispostos a contribuir para uma ação que será movida na Justiça, cobrando conforto, comodidade e agilidade por parte dos bancos.

Nenhum comentário: