terça-feira, 15 de julho de 2014

MPF denuncia delegado federal por assassinato de índio Mundurukú

Se condenado, delegado federal poderá pegar até 30 anos
O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia à Justiça contra o delegado da Polícia Federal Antonio Carlos Moriel Sanches, pelo crime de homicídio qualificado contra Adenilson Krixi Munduruku, o crime aconteceu durante a Operação Eldorado, no dia 7 de novembro de 2012, na aldeia Teles Pires, na divisa do Pará com o Mato Grosso.

A exumação do corpo do indígena comprovou os depoimentos das testemunhas e demonstrou que ele foi executado com um tiro na nuca, depois de ter sido derrubado por três tiros nas pernas.
Adenilson Krixi: Ferimento na testa e tiro na nuca
Se a denúncia for aceita pela Justiça, o delegado será submetido a júri popular e se for condenado pode pegar até trinta anos de prisão. Alem da morte de Adenilson, mais dois índios foram feridos gravemente durante essa operação, mas o MPF, na sua investigação, não conseguiu provar se os ferimentos dos dois índios foram causados pelos agentes federais, durante a operação.

A Operação Eldorado foi desencadeada pela policia federal com o objetivo de destruir as balsas que estavam extraindo ouro ilegalmente nas Terras Indígenas Munduruku e Kayabi e o delegado Antonio Carlos Moriel foi o coordenador dessa operação.

Nenhum comentário: