segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval de empolgação é de pouca participação popular


Programação carnavalesca da Diretoria de Cultura leva milhares de foliões à orla da cidade na primeira noite de desfile dos blocos de empolgação.


A programação carnavalesca deste ano passou longe da expectativa do folião, apesar de a Prefeitura ter se empenhado em organizar um roteiro recheado de atrações, para acontecer ao longo de cinco dias. Do sábado até a terça-feira, a proposta é espalhar entusiasmo e empolgação pela cidade durante a folia de Momo, e valorizar a cultura carnavalesca local com todos os seus requisitos, desde as mais simples fantasias, passando pelas alegorias e chegando ao luxo das grandes produções. Na noite de domingo, o folião foi convocado para ir às ruas, deixar fluir suas criatividade e se revestir de alegria.

Na avenida Getúlio Vargas, o ambiente recebeu uma decoração simples, nada convincente, mas, já que essa era a festa disponível, com poucas opções pela cidade, o jeito foi acompanhar os blocos ou cair na pipoca. Em tempos de maior consumo de cerveja e com a alegria fluindo de todos os lados, teve gente que chamou a atenção pela irreverência e saiu pelo corredor da folia contagiando a todos com sua alegria.

Teve gente que veio de casa e trouxe a família, os pequeninos. Veio se divertir e conseguiu, de forma tranqüila, sem aborrecimentos, sem correria, mas com muita agitação. Segundo o Corpo de Bombeiros, o número de participantes superou os seis mil, enquanto, segundo a coordenação, a expectativa era para algo em torno de 15 mil pessoas.

E, obedecendo ao roteiro da programação, aconteceu a primeira apresentação dos blocos de empolgação. O primeiro a entrar na avenida foi a Turma da Cachaça, que, na verdade, chegou quase que de surpresa. Em seguida, veio o Tô Ligado, uma homenagem ao programa ‘Da Minha Terra’, projeto do canal 7, com Rudiney Bonfim e equipe. Os Ingrizilhas vieram na seqüência, com direito a muita cerveja e samba no pé. Fechando a primeira sequência de apresentações, veio a turma do Hay Fay, homenageando uma das equipes destaque da Copa Ouro. Um pequeno intervalo e, logo em seguida, veio o bloco Febre do Rato, uma turma bastante irreverente e cheia de energia. Os Cruzmaltinos fizeram homenagem ao Vasco da Gama e, bem ao seu estilo, tomaram conta da avenida. Depois, chegaram os integrantes do outro bloco, o Flanáticos, que, desta vez, homenageou o Flamengo.

Segundo a diretora administrativa da Secretaria de Assistência Social (Semdas), Luzimar Santos, a idéia da coordenação era diversificar os eventos, para que o folião pudesse ter variadas alternativas de diversão. Ana Cativo, diretora de Cultura da PMI, informou que, dos doze blocos inscritos, sete se apresentaram na noite de domingo (19). O restante ficou para a segunda-feira, quando a programação teve prosseguimento no corredor da folia. O encerramento oficial foi organizado para quarta-feira (22), ocasião em que o folião foi convidado a ocupar todo o espaço dedicado à folia.

Ainda no domingo, depois dos blocos, os foliões voltaram a lotar o corredor da folia, e entrando pela madrugada, a banda Malícia se encarregou de ditar o ritmo e fechar a primeira noite de folia na Getúlio Vargas.

Nenhum comentário: