sábado, 4 de fevereiro de 2012

Índios ameaçam expulsar servidores da Sesai

Lideranças Kayapó ameaçam esvaziar postos de saúde

Índios da etnia Kayapó protestam contra o abandono das aldeias. Eles ameaçam expulsar os servidores da Secretaria de Assistência à Saúde do Índio (Sesai).


Um grupo de quinze lideranças indígenas da etnia Kayapó e veio do município de Novo Progresso, Oeste do Estado. Os índios dizem que estão abandonados pelo organismo do governo responsável pela assistência na área da saúde e pela própria Funai. Durante mais de três dias, o grupo permaneceu ocupando a sede do Distrito Sanitário Indígena do Tapajós e tiveram sua manifestação reforçada por um grupo de lideranças da etnia Mundurukú, da região de Jacareacanga. Os índios dizem que estão sem assistência nas aldeias e isso estaria provocando a morte de crianças e idosos, acometidos de doenças que poderiam ser combatidas facilmente, como a malária e verminoses.
O cacique Okryt Kuantoro, líder de uma das aldeias Kayapó em Novo Progresso, é um dos que mais reclamam. Ele diz que, depois que o atendimento de saúde indígena deixou de ser feito pela FUNAI e passou para a FUNASA, o serviço piorou e agora com a criação da SESAI, a situação ficou ainda mais critica. Os indígenas permaneceram em Itaituba, mesmo depois de encerrado o protesto, mas também enfatizaram que querem uma audiência com alguma autoridade ligada à Presidência da República; também querem que sejam revistas algumas decisões recentes tomadas pela Funai, como a retirada do avião que dava assistência às aldeias e a redução na quota de combustível.
Os caciques decidiram vir a Itaituba pessoalmente depois que tomaram conhecimento da visita da assessora especial da Sesai, Bianca Coelho, há cerca de dez dias. Na ocasião, Bianca garantiu que a situação não era tão crítica, mas que o governo estaria preocupado em dar atendimento mais eficiente nas aldeias. Outra meta do governo seria combater o desvio de recursos.

Nenhum comentário: