quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Deputado Hilton Aguiar defende permanência do Incra em Itaituba

Deputado chegou a se emocionar durante pronunciamento
Na sessão de hoje, 08, o deputado Hilton Aguiar realizou um pronunciamento sobre a extinção do escritório do INCRA no município de Itaituba.


Durante o discurso, o deputado solicitou que fosse feita uma moção a ser entregue a direção nacional do órgão para que o mesmo permaneça na cidade, pois a região é a que mais possue assentamentos e assentados junto ao INCRA. O deputado ressalta que não havia se pronunciado a respeito do assunto devido a Assembléia Legislativa estar em recesso.
Confira o pronunciamento na integra:


Na semana que passou foi consolidada a extinção do escritório do INCRA em Itaituba e o único funcionário que permanecia naquele escritório, que já tinha sido extinto meses atrás, recebeu a informação de sua transferência para outro local. Este único funcionário que permanecia em Itaituba, atendia os agricultores da Região do Tapajós e que pelo menos, continuava a expedir declaração de comprovação do exercício da atividade agrícola para efeito de aposentadoria. Agora, nem isso, qualquer necessidade dos agricultores junto ao INCRA, os mesmos têm que se deslocarem para Santarém ou Altamira, por suas contas e riscos e pasmem, a Região do Tapajós é aquela que mais possue assentamentos e assentados pelo INCRA.


Senhoras e Senhores Deputados, isto é um absurdo, uma incoerência e um desrespeito a todos nós que teimamos em sobreviver naquela Região Amazônica.


Recentemente a unidade regional do ICMBIO foi transferida para Santarém, o IBAMA esta praticamente acéfalo na região e o Ministério Público Federal nunca foi implantado nesta esquecida região e notem que ali estão localizadas a maioria absoluta das áreas impeditivas federais. Estas ausências de certa forma vem facilitar as ações irregulares e ilegais que já são uma realidade e prejudicar em muito a vida daqueles colonos que acreditaram, tempos atrás, nas chamadas das autoridades governamentais federais.


Senhor Presidente, Senhoras e Senhores deputados, quero nesta oportunidade solicitar da mesa diretora desta casa que encaminhe a direção nacional do INCRA, um documento detalhando esta nossa manifestação e solicitando que esta decisão seja revista.


Caros colegas continuamos sendo descriminados e as desigualdades acentuadas. Fica difícil aceitar pacificamente este estado de abandono. Desculpem o desabafo.

Nenhum comentário: