sábado, 20 de novembro de 2010

Violência sexal contra a própria mãe

Garimpeiro 'possuído' assumiu o crime e se diz arrependido

Creuza Ferreira de Sousa, 61, mora na Comunidade do Degredo, distante cerca de 25 quilômetros de Itaituba, juntamente com o marido, Juarez Soares, e outro filho, Arnoldo Ferreira Soares, 43. Ela contou que, na terça-feira 16, Claudenor Ferreira Soares, o acusado, chegou do garimpo onde trabalhava há pouco mais de sete meses e foi passar uns dias na companhia da mãe.A aposentada ficou muito contente com o retorno de seu filho, há algum tempo fora de casa. Mas, na ocasião em que o marido dela precisou ir até Itaituba e o filho Arnoldo estava trabalhando na roça, Claudenor passou a ingerir bebida alcoólicas. Ela contou que chegou a repreender o filho por estar bebendo tanto.

Enquanto preparava o jantar a aposentada foi surpreendida por Claudenor, que entrou na cozinha e passou a sufocar a mãe, dizendo que iria matá-la enforcada. Ela lembra que não teve como reagir, dado ao porte físico avantajado do filho. “Ele estava muito embriagado e violento, e rasgou toda minha roupa”.

Claudenor ainda teria apanhado uma corda para enforcar a mãe. Além de espancá-la violentamente, deixando vários hematomas pelo rosto, e três costelas fraturadas, o filho agia sem que alguém pudesse impedir o ato. Aos gritos, tentando se desvencilhar do filho, a mulher chegou a desmaiar. Em seguida Claudenor forçou a mãe à prática de sexo oral. Depois teria concretizado a ação com outros abusos sexuais. “Eu pedi, chorando, que ele não fizesse aquilo, porque eu sou mãe dele. O que ele me disse foi ‘quem está aqui não é o Claudenor, é o demônio’. Eu fiquei com muito medo”.

Fim do drama - Os momentos de medo e tensão da vítima só chegaram ao fim quando ela ouviu o ruído de um veículo se aproximando pela estrada e correu na direção do carro pedindo carona até a cidade, onde chegou por volta das 19h e procurou seus familiares para relatar o ocorrido e pedir providências na unidade policial. Uma guarnição da Polícia Militar se deslocou até a comunidade do Degredo, onde localizou o acusado. Claudenor Ferreira Soares não esboçou reação e foi conduzido para a Seccional de Polícia, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de lesão corporal grave e estupro, além de outros agravantes.

Detalhe: A Delegacia Especializada de Apoio à Mulher (Deam) teve uma delegada titular até bem poucos dias atrás. Segundo a delegada, ela teria que se deslocar a Belém, primeiramente para exercer seu direito ao voto; depois, por ainda não ter sido definida sua situação quanto a permanecer ou não a Itaituba. Até agora, nenhuma resposta. Em vista dos bárbaros crimes cometidos contra a mulher no município e região, o único escrivão lotado na Deam já solicitou apoio dos organismos de defesa social. Repito: até agora, nenhuma resposta.

Nenhum comentário: