quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Aveiro: Estiagem expõe moradores ao risco de doenças

Famílias são expostas ao risco de doenças por conta da água contaminada

Com 40 comunidades isoladas por conta da estiagem do rio Tapajós e dos pequenos afluentes, o município de Aveiro, no Oeste Paraense, vive um verdadeiro drama. Já com a decretação de estado de calamidade pública aprovada pela Câmara, a Prefeitura agora procura se desdobrar na busca por apoio às centenas de famílias, que estão, inclusive, com sua saúde em risco.

A maioria das comunidades já sofre com o desabastecimento. Com a escassez da pesca, não há alimentos e também falta água potável. O leito dos pequenos rios, lagos e igarapés se transformaram em extensos lamaçais. Muitos moradores precisam se deslocar por quilômetros em meio à lama e peixes mortos para buscar água, mesmo sem qualidade.

Os barcos que fazem o transporte escolar não chegam nem perto das comunidades, e os alunos precisam caminhar por horas e até quatro quilômetros para chegarem às escolas, que também enfrentam problemas com a falta de merenda escolar.

O drama já foi comunicado ao Estado e as famílias aguardam por notícias sobre possível ajuda, para sobreviver ao período. Agentes de saúde da Secretaria do governo municipal estão fazendo trabalhos preventivos para evitar o avanço de doenças provocadas por água contaminada ou bactérias veiculadas por conta da imensa quantidade de peixes mortos às proximidades das residências.

Nenhum comentário: