quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Itaituba: OAB do Pará pede rigorosa apuração de denúncias de tortura a internos do CRI

A Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Pará já encaminhou para Itaituba a ouvidora geral da Ordem para acompanhar o processo de apuração do episódio ocorrido no interior da Cadeia Pública na última sexta-feira. Em consequência, a Superintendência do Sistema Penal do Estado (Susipe) já afastou o diretor da casa penal, Márcio Ferreira.
A ouvidora geral da Seção da OAB no Pará foi recebida em Itaituba por uma comitiva formada pela presidente da Subseção local, advogada Cristina Bueno e sua vice-presidente, advogada Paula Antunes, além da advogada Jéssica Bueno e o presidente da Comissão dos Direitos Humanos, advogado Paulo Corrêa. As visitas do grupo de advogados começou logo após o café da manhã. No Fórum de Justiça, os advogados foram recebidos informalmente pelo juiz, que não permitiu a gravação de imagens. Também foi feito contato com a Defensoria Pública, que se manifestou em favor da comissão, que acompanha a apuração dos fatos ocorridos na sexta-feira passada, na cadeia pública de Itaituba.
No roteiro de visitas da ouvidora também foram incluídos o Hospital Municipal, a Seccional de Polícia e a cadeia pública. Segundo a ouvidora, a intenção é assegurar que o episódio seja apurado com rigor e que, no caso de haver comprovação de tortura e uso de violência na revista feita por agentes prisionais e policiais do Grupo Tático Operacional na casa penal, que os culpados sejam punidos. A presidente da OAB em Itaituba, Cristina Bueno, disse que será obedecida toda uma seqüência para desenvolver o processo de investigação, para não deixar escapar nenhum detalhe.
A ouvidora da OAB também foi recebida na Câmara Municipal, onde já havia sido solicitada a instalação de uma CPI para acompanhar a apuração do episódio. A CPI já foi criada e é formada pelo vereador Isaac Dias como presidente, além de Orismar do Liberdade, Toinho Piloto e Wescley Tomas como membros.

Nenhum comentário: