segunda-feira, 2 de abril de 2012

Prefeito Aparecido é aclamado novo presidente da AMUT

Padre Edimir José da Silva (C) deu posse a Aparecido (D)

A eleição, que aconteceu no hotel Presidente Médice, em Rurópolis, contou com maciça participação de prefeitos da região.

A Associação dos Municípios da Transamazônica e Santarém-Cuiabá, a AMUT, foi fundada em 1989, com o objetivo de promover a integração entre os municípios da região Oeste do Estado. A criação e a efetivação de políticas públicas de desenvolvimento econômico e social também são articuladas pela entidade, que engloba atualmente dezenove municípios, no eixo das rodovias, além das regiões do Tapajós e Baixo-Amazonas. A Amut também tem tido papel decisivo nas questões que vão de encontro aos interesses regionais, como os grandes projetos energéticos, a construção das rodovias, assistência às comunidades rurais, populações tradicionais e setor produtivo, além das áreas da saúde, segurança, cultura, lazer segurança e educação. Entende-se como abrangência e atuação da Amut a área territorial do Pará que envolve os municípios de Almeirim, Altamira, Anapu, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Itaituba, Jacareacanga, Medicilândia, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Rurópolis, Santarém, Senador José Porfírio, Trairão, Uruará, Vitória do Xingu. A eleição para a composição da nova diretoria da entidade aconteceu em clima festivo na cidade de Rurópolis, com a participação de um grande número de prefeitos e colaboradores, além de ex-presidentes como o deputado federal democrata Joaquim de Lira Maia.

A eleição foi precedida de vários discursos, a maioria relacionada a questões da atualidade, como a integração regional e a participação do Estado nas decisões e na implementação de projetos de interesse social. Dentre os mais acalorados, se destacou o prefeito de Trairão, Danilo Miranda, que evidenciou o desdobramento das prefeituras para manter programas que, na prática, deveriam ser gerenciados e custeados pelo próprio estado.

Depois de uma reunião que durou cerca de três horas e meia, aconteceu a aclamação do prefeito de Rurópolis, Aparecido Florentino da Silva, como novo presidente da AMUT. Formalizando a aclamação, Aparecido recebeu o cargo do prefeito de Pacajá, Padre Edimir José da Silva, ex-presidente da entidade. Aparecido foi elogiado pela maioria dos integrantes da Associação, que ressaltaram, principalmente, a ativa participação do prefeito de Rurópolis no projeto de criação do Estado do Tapajós.

Nenhum comentário: