quinta-feira, 20 de agosto de 2009


Meu amigo JR Martins

JR Martins é um sujeito pra lá de pitoresco. E eu não estou exagerando. Ele é, de fato, muito interessante. Martins é um tipo de repórter fotográfico, fotógrafo de sociedade, de tudo um pouco, aliás. Lembro-me bem de alguns episódios bem engraçados envolvendo o personagem JR Martins. Em muitas situações, ele, sempre sorridente, consegue se sair sem maiores transtornos e tudo acaba bem. Em outras, ele encontra um jeito de deixar alguém na corda bamba e sai de fininho.

Aconteceu em 2004, quando o então vice-governador Hildegardo Nunes se lançou candidato ao governo do Pará. Eu trabalhava como repórter de rua para a extinta ‘Província do Tapajós’, que, em seguida, passou a ser ‘O Estado do Tapajós’, sob a direção do jornalista Miguel Oliveira, diga-se de passagem, um bom sujeito, bom profissional, mas que, infelizmente, com quem notei uma incrível incompatibilidade sanguínea e de gênio. Mas nada contra. O Miguel é gente fina! Vamos ao JR Martins...

Em certa ocasião, havia uma reunião política com Hildegardo Nunes e correligionários do seu partido no Iate Clube de Santarém. Fui convocado pelo Oliveira a fazer a cobertura. O Martins seria o meu fotógrafo. “Já mandei o Martins pra lá, Mauro. Tu não esquece, o entrevistado é o Hildegardo Nunes”, disse o Miguel. “Sem problema”, respondi e me mandei pro Iate.

Cheguei ao Iate Clube, falei com alguns conhecidos, jornalistas, políticos, empresários; havia a presença de vereadores de vários partidos, amigos, simpatizantes, correligionários e membros do mesmo partido de Hildegardo, enfim, muita gente... Menos o Hildegardo! Lá pelas tantas, já com quase meia hora esperando, recebi um telefonema do Miguel Oliveira.

- E aí, Mauro, cadê a matéria? Cadê a entrevista com o Hildegardo?
- Pô, Miguel, o Hildegardo ainda não chegou aqui, chegado. Tá todo mundo ansioso, esperando. Neste ponto, Miguel, que é meio estourado, reagiu: “Como não, rapaz? O Martins fez várias fotos dele. Já estão, inclusive, no computador”.

Fiquei meio confuso. Não entendi nada. “Que é isso, Miguel? Eu não saí do Iate Clube. Até agora, estou aqui, sentado, esperando pelo cara. Todo mundo está. Ele não chegou, eu te garanto”, disse eu ao Miguel, que já estava furioso e me chamou de volta à redação.

Chegando lá, percebi o que havia acontecido. O nosso querido JR Martins encheu o card da fotográfica dele com imagens da politicada presente e fotos cheias de pose do vereador Toninho Machado, sobrinho do prefeito de Itaituba, Wirland Freire (já falecido). Toninho, naquele tempo, era simplesmente idêntico ao Hildegardo Nunes. Faz tempo que não o vejo... como também não vejo JR Martins.
Eis o desfecho...! Entre estar puto da vida com o Martins e achar o episódio engraçado, não sei que decisão tomei. Só sei que caí na gargalhada e me limitei a dizer: “Pô, mas esse Martins é de outro mundo”...

Nenhum comentário: