quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Criança é o mácsimo!!!

Cuidado com o que diz diante de uma criança. Especialmente crianças que perguntam muito... Normalmente, elas tendem a distorcer o que você diz. Digo por experiência própria...

Estive em Santarém entre 1999 e 2007, trabalhando no Sistema Tapajós de Comunicação (STC-Globo) e, com o passar do tempo, alcancei certo grau de credibilidade, o que fazia com que muitas pessoas me ligassem sempre que tinham alguma informação socialmente importante.

Certa ocasião, uma moça do bairro do Maracanã me ligou... Pediu que a encontrasse para conversarmos sobre uma possível denúncia de crime contra a Lei Trabalhista. Prontamente atendi. Marcamos para as 14h de um dia qualquer, em determinado lugar. Fui...

Chegando lá por volta das 13h45, aguardei até as 14h... Havia um menino de, no máximo, uns 8 anos de idade, com uma bandeja de salgados, vendendo. Comprei uma coxinha e fui até um barzinho comprar um refrigerante. Um lanche enquanto esperava pela moça. Ficamos a conversar, o garoto e eu. Ele fez diversas perguntas e eu as respondi, até orgulhoso porque as perguntas estavam relacionadas ao meu trabalho.

Já meio cansado de esperar, disse, involuntariamente: "caramba, essa 'quenga' não vem, não?"... Foi meu grande erro! Já perto das 14h30, chegou uma moça, muito bem-vestida, se aproximou e perguntou se eu era o repórter com quem ela falara antes. Respondi que sim, e ela se apresentou... O menino continuava lá, olhando atenciosamente para nós.

Pedi licença à moça para ir até o barzinho pagar o refrigerante e devolver a garrafa. Quando retornei, percebi que ela estava com as feições não muito amigáveis. Perguntei o que houve e ela soltou essa: "você disse àquele menino que estava esperando uma puta?"... Fiquei desnorteado, envergonhado, constrangido e completamente sem saber o que dizer.

Só com muita conversa, consegui convencer a moça de que se tratava de um mal-entendido. Conversamos, ela me passou a informação, fiz a matéria dois dias depois e ficou tudo bem.

Moral da história: diga o que quer, mas com cuidado e sabendo a quem dizer!!!

Um comentário:

Ray Furtado disse...

Bom,sabendo quem falou...agora fala serio, loiro,menino é pior que papagaio,pode até não entender o que a gente fala, mas que repete,hum,isso ele faz que é uma belezura,rsrsrsrsr.