sexta-feira, 31 de julho de 2015

BEBEDEIRA TERMINA EM MORTE POR ESFAQUEAMENTO

Mateus - Homicida
HOMICÍDIO OCORREU NA MADRUGADA DE ONTEM (30), NA COMUNIDADE DE JARDIM DO OURO
Um vídeo gravado pela guarnição da Polícia Militar mostra o corpo ainda no local, depois de ter sido retirado da água. Os detalhes foram sendo coletados gradativamente pelos policiais, que não tiveram dúvidas do envolvimento direto de quatro pessoas no homicídio. Segundo o comandante do destacamento da PM, cabo Vanildo Moura, tudo aconteceu depois de uma bebedeira associada ao consumo de drogas, quando a vítima teria dito palavras ofensivas a este homem, identificado apenas pelo pré-nome Mateus. Foi quando, segundo relataram os envolvidos, começou uma sessão de espancamento que terminou em várias perfurações de faca. Francisco Conceição Silva, de 27 anos, não teve chances de defesa e morreu no local.
O fato ocorreu na comunidade garimpeira de Jardim do Ouro, na Transgarimpeira. Ao ser informada da situação, a guarnição se deslocou ao ponto do conflito, encontrando Lucas de Sousa Soares, de 20 anos, que estava escondido na casa desta mulher. Jennifer Sousa Moraes, de 22 anos de idade, conta que também estava bebendo com o grupo, mas que não teve envolvimento com a morte. Já o companheiro dela confessa que participou da sessão de espancamento.
Francisco Conceição Silva era garimpeiro natural de Novo Progresso. Ele estava na comunidade de Jardim do Ouro há pouco tempo. Segundo a polícia, todos os envolvidos estavam desocupados e viviam às voltas com bebedeiras pela comunidade. Desta vez, a desavença entre o grupo terminou em tragédia.
Prisão - Já na tarde desta sexta-feira (31), o cabo Jânio, da PM, informou à reportagem que o indivíduo identificado como "Mateus", principal suspeito do homicídio, já foi localizado e preso. O suspeito já está a caminho de Itaituba, onde será apresentado na Seccional de Polícia.

GUARNIÇÃO DA PM FLAGRA ADOLESCENTES CONSUMINDO DROGAS

DOIS MENORES FORAM ENCAMINHADOS PARA PROCEDIMENTO NA SECCIONAL DE POLÍCIA
(Imagem Ilustrativa)
A guarnição da PM, sob o comando do sargento Ionaldo Bezerra, foi acionada via 190 por populares que se sentiram incomodados pela presença de um grupo de usuários de entorpecente que se concentrava em plena via pública. O grupo foi abordado pela polícia e acabou se dispersando, ficando apenas dois, de 15 e 17 anos de idade. O sargento conta que é uma situação corriqueira, e que a detenção dos usuários nem sempre inibe a ação dos traficantes. Mas a polícia precisa fazer o seu trabalho.
Os jovens foram encaminhados sob detenção para serem apresentados ao plantão da Seccional de Polícia, onde conversaram com a reportagem. O mais novo confessou que é usuário de entorpecente há seis anos. O ouro usa drogas há quatro. Os dois disseram que vêem no vício um grande problema familiar e social e manifestaram o desejo de se libertarem das drogas. Mas também admitiram que já tentaram largar o vício, mas não conseguiram.

Olho Crítico – Situações como essa são cada vez mais freqüentes em Itaituba. São jovens de família de classe média-baixa ou de baixa renda que acabam se envolvendo com o consumo de drogas e acabam fortalecendo o mundo do tráfico. Para as instituições de combate às drogas, esse problema só poderá ser enfrentado depois que os governos se sensibilizarem e criarem políticas públicas de fortalecimento familiar, para que os filhos não sejam recrutados pelo narcotráfico.