segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

OAB do Pará cobra celeridade nas investigações do triplo homicídio

Brutal assassinato de advogada, filha e funcionária provocou comoção. Ex-marido é o principal suspeito de 'encomendar' o crime 
A vinda do presidente da Seção da OAB no Estado, advogado Jarbas Vasconcelos, foi articulada através da Subseção da Ordem de Itaituba. Os advogados se mostraram insatisfeitos pelo que eles denunciaram como lentidão no inquérito que apura o triplo assassinato, em que foram vítimas a procuradora do município, advogada Leda Marta Lucyk, a filha dela, de apenas dez anos, e uma funcionária de vinte e dois anos. O presidente da OAB no Pará chegou por volta das onze horas e logo se reuniu com os advogados, que relataram várias situações que estariam provocando o sentimento de revolta. Primeiro, eles acreditam que o delegado responsável pelo inquérito teria relacionamento comercial com o ex-marido da advogada, que seria o principal suspeito de ser o mandante do crime. Os advogados dizem que isso ficou comprovado quando foi solicitado à autoridade policial que retivesse o aparelho celular do suspeito para contribuir com as investigações. A presidente da OAB local, advogada Cristina Bueno, comentou em coletiva de que modo a entidade deverá acompanhar o caso e que encaminhamentos deverão ser feitos para que seja dada maior celeridade às investigações.
O presidente da OAB em Santarém, advogado Ubirajara Bentes, disse que o episódio provocou um choque de grandes proporções e que a entidade não pode deixar que a impunidade mais uma vez se manifeste. Ele também participou da reunião e sugeriu que haja acompanhamento próximo por parte da OAB, mas também solicitou apoio do Ministério Público e da própria Justiça.
O clima na reunião ia ficando tenso à medida em que as informações eram repassadas para os representantes da Ordem no Estado. Jarbas Vasconcelos decidiu, então, fazer uma ligação para o secretário de Segurança Pública e chegou a comentar a possibilidade de solicitar a substituição do delegado que preside o inquérito. Inclusive, o diretor da 19ª Seccional de Polícia e o delegado Cléber Pascoal foram convidados para oferecer aos advogados as últimas informações sobre o caso.