sexta-feira, 24 de maio de 2013

"Catarino" escapa de linchamento ao ser transferido para o CRI

O casal (acima) vivia em crise. Cintia e a mãe não tiveram chance de defesa
Já está recolhido ao Centro de Recuperação de Itaituba o empresário Adevir Regelim, conhecido por "Catarino". Ele é o principal acusado do duplo assassinato ocorrido no distrito de Moraes de Almeida, em que foram vítimas mãe e filha, a mulher e a sogra de "Catarino". A jovem de 20 anos foi alvejada com dois disparos de cartucheira calibre .12. A mãe dela recebeu uma descarga na região torácica. Os corpos foram trazidos para Itaituba, onde foram sepultados sob forte comoção dos familiares.
"Catarino" teria sido apresentado acompanhado de um advogado na Seccional de Polícia, mas foi mantido incógnito em uma sala fechada, em uma estratégia montada pela polícia, que aguardava a decretação da prisão temporária do acusado, que já estava fora da condição de flagrante. O mandado de prisão chegou agora há pouco e "Catarino" foi transferido para o CRI, mas, durante a transferência, por pouco ele não foi linchado. Familiares da jovem e da senhora mortas tentaram fazer justiça por conta própria. O acusado deverá voltar à presença do delegado para que seja dada sequência do procedimento. Enquanto isso, ele será mantido preso por um prazo de trinta dias prorrogável por mais trinta, segundo informou o escrivão Raimundo Carvalho Neto.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Violência: Garimpeiro morto a golpes de faca em São Domingos


Edmilson não teve chance de defesa
Mais uma cena de extrema violência marcou o início da semana na zona garimpeira. Desta vez, foi na vila do garimpo São Domingos. Segundo informações repassadas pelo Destacamento da PM daquela vila, o garimpeiro Edmilson de Sousa foi esfaqueado por volta das quatro e meia da madrugada, depois de se negar a dar dinheiro a um outro homem, conhecido por “Baixinho da Baiana”, que, segundo apuraram os policiais, é usuário de entorpecente e queria comprar drogas. A vítima recebeu pelo menos sete facadas e ainda foi socorrida no local, de onde foi transferida para atendimento médico em Itaituba, mas não resistiu e morreu chegando ao distrito de Moraes de Almeida. O corpo do homem ficou parcialmente mutilado. “Baixinho da Baiana” tentou fugir do local do crime, mas foi localizado e preso pela polícia, que fez o transporte do acusado para Itaituba, onde o assassino foi apresentado ao plantão da Seccional de Polícia.

Empresa denuciada por oferecer alimentação escolar com prazo de validade vencido



Produto com prazo de validade vencido pode “jogar areia” no contrato de empresa que fornece alimentação escolar na cidade de Trairão. A denuncia foi feita na Câmara de Vereadores.

Hora do recreio na maior escola pública da cidade de Trairão. A alimentação da escola tem, no cardápio de hoje, sopa de legumes com carne moída. A criançada degusta o alimento com entusiasmo; dá pra ver que a sopa está saborosa. É esta a imagem que os gestores da educação querem manter entre os alunos da rede pública; alimentação saudável e nutritiva, com cardápio balanceado e diversificado em todos os dias de aula. Segundo o coordenador administrativo da Secretaria de Educação do município, a qualidade do alimento é assegurada com a presença de uma nutricionista, que é responsável por estabelecer  o cardápio para o período, escolhendo alimentos cujo valor nutritivo está em conformidade com a idade dos alunos.

A alimentação é fornecida para as escolas por uma empresa contratada pela Prefeitura através de um processo de licitação. Segundo o contrato, a empresa também é responsável por transportar o alimento até as escolas obedecendo a uma escala periódica para a entrega. Mas, nos últimos meses, surgiram algumas dúvidas em relação à qualidade do serviço prestado por essa empresa. Este vereador diz que a dúvida veio de uma verificação feita nos alimentos, quando foi encontrada uma mortadela que estaria com o prazo de validade vencido. É importante lembrar que a mortadela não é um item aconselhável para compor o cardápio da alimentação escolar.

A denúncia foi protocolada na Câmara de Vereadores, que procurou providências junto à Secretaria de Educação solicitando o cardápio que é oferecido nas escolas, mas ainda não recebeu. Para o vereador, a responsabilidade é da empresa responsável por fornecer os produtos. O caso será encaminhado ao Ministério Público, e, dependendo do resultado, a empresa poderá ser penalizada, inclusive com a suspensão do contrato.

A Câmara de Vereadores de Trairão descobriu, ainda, que a mesma empresa já foi flagrada em um trabalho de investigação da Controladoria Geral da União, transportando alimentos de forma inadequada e chegou a ter um contrato suspenso por dois anos na cidade de Itaituba, por fornecer alimentos de má qualidade para um hospital público.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Plenário da Câmara aprova MP dos Portos

Eduardo Braga defende os termos da MP
Após um dia inteiro de negociações políticas e duas sessões extraordinárias adiadas, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira a Medida Provisória dos Portos (MP 595/2012). Em votação simbólica, os deputados deram apoio ao texto aprovado no dia 24 de abril pela comissão mista da MP. Os parlamentares agora vão apreciar os destaques à proposta, que podem modificar radicalmente a essência da MP.

As bancadas do PSDB e do Democratas obstruíram a votação, ou seja, tentaram impedir a apreciação do texto no seu mérito. O Psol, por sua vez, foi contrário à MP. O texto aprovado pelos deputados, que é, na maior parte, de autoria do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), foi aprovado na comissão após acordo entre base aliada e da oposição.

O colegiado acabou por aprovar algumas dessas propostas, justamente as que correm risco de sofrer veto do Planalto. Uma delas estabelece que os novos contratos de concessão e arrendamento nos portos devem ter 25 anos de prazo, prorrogáveis por mais 25, condicionados à realização de investimentos. A diferença é que essa prorrogação será automática e não fica mais a critério do poder concedente (o Ministério). Esse trecho, porém, não tem aval do Palácio do Planalto. (AE)

terça-feira, 14 de maio de 2013

Moraes de Almeida: Ladrões levam mais de R$ 20 mil dos Correios

Agência de Moraes de Almeida

Um arrombamento ocorrido no último final de semana no distrito de Moraes de Almeida teve como alvo dos ladrões a agência local dos Correios. Distante 300 quilômetros de Itaituba, Moraes de Almeida, por sinal, tem registrado ocorrências policiais com crimes de médio a alto potencial ofensivo. Desta vez, na calada da madrugada, os ladrões não hesitaram em arrombar o pequeno prédio onde funciona os Correios e deixar tudo revirado, além de levar mais de R$ 20 mil, todo o dinheiro que estava no cofre.
Emanuel Serra: "Sistema de alarme danificado"
Ladrões fizeram verdadeira bagunça
O fato foi comunicado ao Destacamento da PM daquela localidade, no início da manhã desta segunda-feira (13), pelo servidor Emanuel da Silva Serra, que complementou dizendo que o sistema de alarme da agência está com defeito há vários meses e que esta condição já é de conhecimento da sede dos Correios no Pará, localizada na capital, Belém. Segundo o sargento Mota, comandante do DPM de Moraes de Almeida, ao ser comunicado do ocorrido, a primeira providência tomada foi verificar em que condições estava o local, onde foi constatada uma verdadeira baderna feita pelos ladrões. “Danificaram equipamentos, espalharam documentos, rasgaram malotes e fizeram a maior bagunça na agência, além do próprio valor em dinheiro que foi levado”, resumiu o sargento. (Com infornações da Polícia Militar)