segunda-feira, 25 de junho de 2012

Índio Mundurukú assassinado em Jacareacanga

Vítima teve o rosto desfigurado por paulada
O corpo de Lelo Akay Mundurukú foi encontrado por populares em um terreno baldio localizado às proximidades da residência do pai da vítima. O homem de 32 anos foi morto de maneira fria e cruel, com 21 perfurações de faca e uma paulada no rosto que desfigurou a vítima. A polícia suspeita que Lelo Akay foi assassinado em outro local e o corpo abandonado no terreno. O sargento diz que chegou a essa conclusão porque, durante a remoção do corpo, não foi encontrado vestígio de sangue e nem de luta no local. Logo depois de remover o corpo do índio, a polícia iniciou as investigações e, ao cruzar as informações, os policiais chegaram a dois suspeitos: Samuel de Sousa, um mecânico de 27 anos, e Alan Costa Silva, de 22 anos, conhecido por “Jogador”. O segundo suspeito já cumpriu pena na Cadeia Pública de Itaituba por tráfico de drogas.
No final da tarde de domingo, pelo menos duzentos guerreiros Mundurukú, parentes da vítima, cercaram o Destacamento da PMde Jacareacanga. Já no início da noite, com a chegada de um delegado de Policia Civil José Dias Bezerra, o clima ficou mais tenso.

Flagrante dos índios incendiando moto de suspeito
Usando uma estratégia audaciosa os policias civis colocaram a viatura na garagem do destacamento e com os suspeitos dentro do veículo saíram em disparada para Itaituba. Revoltados, alguns guerreiros retiraram do Destacamento a moto de propriedade de um dos suspeitos e, em seguida, atearam fogo ao veículo. Os dois acusados foram trazidos para a 19ª Seccional de Polícia de Itaituba, onde o delegado determinou que seja instaurado inquérito para apurar o crime.