terça-feira, 10 de abril de 2012

Acidente reacende discussão em torno da problemática do trânsito


Agora há pouco, aconteceu um acidente em frente à agência do Bradesco, na hugo de mendonça, centro de Itaituba, Oeste do Estado, envolvendo uma caminhonete e um ônibus do transporte coletivo.

As imagens foram gravadas com o auxílio de um celular. Era por volta das 10 e meia da manhã, quando um ônibus da empresa Rio Mojú Transporte, que faz o transporte coletivo na cidade, foi atingido por uma caminhonete Chevrolet S-10. Não houve vítimas, apenas danos materiais, mas o fato traz de volta um problema que já vem sendo apontado há muito tempo. O aumento de veículos nas ruas de Itaituba bate de frente com a falta de infra-estrutura, além das ruas estreitas no centro comercial, o que vem provocando acidentes graves. As estatísticas apontam que, por semana, são, pelo menos, três acidentes, somente na zona central. Há pouco mais de uma semana, uma empresária morreu, depois de ter sido atingida por um caminhão.

Polícia investiga morte de ex-presidiário


A Polícia Civil já tem uma linha de raciocínio para investigar a morte do ex-presidiário Roni Ferreira Duarte, que foi abatido na vila Caracol, no município de Trairão, na BR-163, Oeste do Estado. O crime foi praticado com características de execução.

O delegado Alexandro Napoleão Santana, titular da cidade de Trairão, disse que precisou fazer um levantamento da ficha criminal de Roni Ferreira Duarte para ter alguma noção de por onde começar um processo de investigação da morte do jovem. O corpo de Roni foi encontrado na manhã da última segunda-feira a cerca de três quilômetros da vila Caracol, município de Trairão, já em estado de decomposição, e só foi reconhecido através das vestimentas.

Segundo a polícia, Roni tinha uma extensa relação de passagens pela delegacia, e já havia cumprido pena por vários tipos de crime. Recentemente, ele morava na vila Caracol, acompanhado de uma jovem que fez o reconhecimento. Paralelo a isso, a polícia também descobriu que Roni havia cometido um furto recentemente, e não foi registrado nenhuma ocorrência sobre o fato, o que encaminha a linha de investigação para um possível acerto de contas.

3 internos que receberam indulto de Páscoa não retornam ao CRI

Um pequeno número de internos do Centro de Recuperação de Itaituba que foram beneficiados com indulto da Páscoa não retornaram. A partir da comunicação oficial, o grupo passa a ser considerado fugitivo de justiça.

Com base na Lei de Execuções Penais, a Justiça concede aos interior que cumprem pena nas penitenciárias e centros de recuperação cinco saídas temporárias por ano: a primeira delas é na Páscoa. Depois, vem o Dia das Mães, Festejos de Santana, Dia dos Pais e festas de fim de ano. Cada saída dura cinco dias, sendo que o interno precisa retornar no dia previsto, sob pena de sofrer regressão do regime semi-aberto para o fechado.

Segundo o diretor do Centro de Recuperação de Itaituba (CRI), Márcio Ferreira, por via de regra, para ser beneficiado, o preso precisa estar no regime semi-aberto e ter bom comportamento. Primeiramente ele passa por uma triagem e, em seguida, recebe a liberdade provisória.

No último período que antecedeu a Páscoa, trinta e um internos do Centro de Recuperação de Itaituba receberam a liberdade provisória. Desse total, três não retornaram. Um deles, este rapaz de 27 anos, que cumpre pena por assalto, foi recapturado pela polícia depois de ter cometido um novo crime. Ele é acusado de ter abordado uma adolescente de 15 anos e levado o celular da menor. Vítor da Silva Macedo foi dominado por populares, que acionaram a guarnição do cabo Nunes, da PM, que o conduziu à Seccional de Polícia, onde ele foi autuado por assalto.

Mas o diretor da casa penal diz que o número de presos que não retornou está bem abaixo do que era há alguns anos, o que significa que essa tentativa de ressocialização pode estar rendendo bons resultados.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Prefeito Aparecido é aclamado novo presidente da AMUT

Padre Edimir José da Silva (C) deu posse a Aparecido (D)

A eleição, que aconteceu no hotel Presidente Médice, em Rurópolis, contou com maciça participação de prefeitos da região.

A Associação dos Municípios da Transamazônica e Santarém-Cuiabá, a AMUT, foi fundada em 1989, com o objetivo de promover a integração entre os municípios da região Oeste do Estado. A criação e a efetivação de políticas públicas de desenvolvimento econômico e social também são articuladas pela entidade, que engloba atualmente dezenove municípios, no eixo das rodovias, além das regiões do Tapajós e Baixo-Amazonas. A Amut também tem tido papel decisivo nas questões que vão de encontro aos interesses regionais, como os grandes projetos energéticos, a construção das rodovias, assistência às comunidades rurais, populações tradicionais e setor produtivo, além das áreas da saúde, segurança, cultura, lazer segurança e educação. Entende-se como abrangência e atuação da Amut a área territorial do Pará que envolve os municípios de Almeirim, Altamira, Anapu, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Itaituba, Jacareacanga, Medicilândia, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Rurópolis, Santarém, Senador José Porfírio, Trairão, Uruará, Vitória do Xingu. A eleição para a composição da nova diretoria da entidade aconteceu em clima festivo na cidade de Rurópolis, com a participação de um grande número de prefeitos e colaboradores, além de ex-presidentes como o deputado federal democrata Joaquim de Lira Maia.

A eleição foi precedida de vários discursos, a maioria relacionada a questões da atualidade, como a integração regional e a participação do Estado nas decisões e na implementação de projetos de interesse social. Dentre os mais acalorados, se destacou o prefeito de Trairão, Danilo Miranda, que evidenciou o desdobramento das prefeituras para manter programas que, na prática, deveriam ser gerenciados e custeados pelo próprio estado.

Depois de uma reunião que durou cerca de três horas e meia, aconteceu a aclamação do prefeito de Rurópolis, Aparecido Florentino da Silva, como novo presidente da AMUT. Formalizando a aclamação, Aparecido recebeu o cargo do prefeito de Pacajá, Padre Edimir José da Silva, ex-presidente da entidade. Aparecido foi elogiado pela maioria dos integrantes da Associação, que ressaltaram, principalmente, a ativa participação do prefeito de Rurópolis no projeto de criação do Estado do Tapajós.