segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval de empolgação é de pouca participação popular


Programação carnavalesca da Diretoria de Cultura leva milhares de foliões à orla da cidade na primeira noite de desfile dos blocos de empolgação.


A programação carnavalesca deste ano passou longe da expectativa do folião, apesar de a Prefeitura ter se empenhado em organizar um roteiro recheado de atrações, para acontecer ao longo de cinco dias. Do sábado até a terça-feira, a proposta é espalhar entusiasmo e empolgação pela cidade durante a folia de Momo, e valorizar a cultura carnavalesca local com todos os seus requisitos, desde as mais simples fantasias, passando pelas alegorias e chegando ao luxo das grandes produções. Na noite de domingo, o folião foi convocado para ir às ruas, deixar fluir suas criatividade e se revestir de alegria.

Na avenida Getúlio Vargas, o ambiente recebeu uma decoração simples, nada convincente, mas, já que essa era a festa disponível, com poucas opções pela cidade, o jeito foi acompanhar os blocos ou cair na pipoca. Em tempos de maior consumo de cerveja e com a alegria fluindo de todos os lados, teve gente que chamou a atenção pela irreverência e saiu pelo corredor da folia contagiando a todos com sua alegria.

Teve gente que veio de casa e trouxe a família, os pequeninos. Veio se divertir e conseguiu, de forma tranqüila, sem aborrecimentos, sem correria, mas com muita agitação. Segundo o Corpo de Bombeiros, o número de participantes superou os seis mil, enquanto, segundo a coordenação, a expectativa era para algo em torno de 15 mil pessoas.

E, obedecendo ao roteiro da programação, aconteceu a primeira apresentação dos blocos de empolgação. O primeiro a entrar na avenida foi a Turma da Cachaça, que, na verdade, chegou quase que de surpresa. Em seguida, veio o Tô Ligado, uma homenagem ao programa ‘Da Minha Terra’, projeto do canal 7, com Rudiney Bonfim e equipe. Os Ingrizilhas vieram na seqüência, com direito a muita cerveja e samba no pé. Fechando a primeira sequência de apresentações, veio a turma do Hay Fay, homenageando uma das equipes destaque da Copa Ouro. Um pequeno intervalo e, logo em seguida, veio o bloco Febre do Rato, uma turma bastante irreverente e cheia de energia. Os Cruzmaltinos fizeram homenagem ao Vasco da Gama e, bem ao seu estilo, tomaram conta da avenida. Depois, chegaram os integrantes do outro bloco, o Flanáticos, que, desta vez, homenageou o Flamengo.

Segundo a diretora administrativa da Secretaria de Assistência Social (Semdas), Luzimar Santos, a idéia da coordenação era diversificar os eventos, para que o folião pudesse ter variadas alternativas de diversão. Ana Cativo, diretora de Cultura da PMI, informou que, dos doze blocos inscritos, sete se apresentaram na noite de domingo (19). O restante ficou para a segunda-feira, quando a programação teve prosseguimento no corredor da folia. O encerramento oficial foi organizado para quarta-feira (22), ocasião em que o folião foi convidado a ocupar todo o espaço dedicado à folia.

Ainda no domingo, depois dos blocos, os foliões voltaram a lotar o corredor da folia, e entrando pela madrugada, a banda Malícia se encarregou de ditar o ritmo e fechar a primeira noite de folia na Getúlio Vargas.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Deputado Hilton Aguiar defende permanência do Incra em Itaituba

Deputado chegou a se emocionar durante pronunciamento
Na sessão de hoje, 08, o deputado Hilton Aguiar realizou um pronunciamento sobre a extinção do escritório do INCRA no município de Itaituba.


Durante o discurso, o deputado solicitou que fosse feita uma moção a ser entregue a direção nacional do órgão para que o mesmo permaneça na cidade, pois a região é a que mais possue assentamentos e assentados junto ao INCRA. O deputado ressalta que não havia se pronunciado a respeito do assunto devido a Assembléia Legislativa estar em recesso.
Confira o pronunciamento na integra:


Na semana que passou foi consolidada a extinção do escritório do INCRA em Itaituba e o único funcionário que permanecia naquele escritório, que já tinha sido extinto meses atrás, recebeu a informação de sua transferência para outro local. Este único funcionário que permanecia em Itaituba, atendia os agricultores da Região do Tapajós e que pelo menos, continuava a expedir declaração de comprovação do exercício da atividade agrícola para efeito de aposentadoria. Agora, nem isso, qualquer necessidade dos agricultores junto ao INCRA, os mesmos têm que se deslocarem para Santarém ou Altamira, por suas contas e riscos e pasmem, a Região do Tapajós é aquela que mais possue assentamentos e assentados pelo INCRA.


Senhoras e Senhores Deputados, isto é um absurdo, uma incoerência e um desrespeito a todos nós que teimamos em sobreviver naquela Região Amazônica.


Recentemente a unidade regional do ICMBIO foi transferida para Santarém, o IBAMA esta praticamente acéfalo na região e o Ministério Público Federal nunca foi implantado nesta esquecida região e notem que ali estão localizadas a maioria absoluta das áreas impeditivas federais. Estas ausências de certa forma vem facilitar as ações irregulares e ilegais que já são uma realidade e prejudicar em muito a vida daqueles colonos que acreditaram, tempos atrás, nas chamadas das autoridades governamentais federais.


Senhor Presidente, Senhoras e Senhores deputados, quero nesta oportunidade solicitar da mesa diretora desta casa que encaminhe a direção nacional do INCRA, um documento detalhando esta nossa manifestação e solicitando que esta decisão seja revista.


Caros colegas continuamos sendo descriminados e as desigualdades acentuadas. Fica difícil aceitar pacificamente este estado de abandono. Desculpem o desabafo.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Índios ameaçam expulsar servidores da Sesai

Lideranças Kayapó ameaçam esvaziar postos de saúde

Índios da etnia Kayapó protestam contra o abandono das aldeias. Eles ameaçam expulsar os servidores da Secretaria de Assistência à Saúde do Índio (Sesai).


Um grupo de quinze lideranças indígenas da etnia Kayapó e veio do município de Novo Progresso, Oeste do Estado. Os índios dizem que estão abandonados pelo organismo do governo responsável pela assistência na área da saúde e pela própria Funai. Durante mais de três dias, o grupo permaneceu ocupando a sede do Distrito Sanitário Indígena do Tapajós e tiveram sua manifestação reforçada por um grupo de lideranças da etnia Mundurukú, da região de Jacareacanga. Os índios dizem que estão sem assistência nas aldeias e isso estaria provocando a morte de crianças e idosos, acometidos de doenças que poderiam ser combatidas facilmente, como a malária e verminoses.
O cacique Okryt Kuantoro, líder de uma das aldeias Kayapó em Novo Progresso, é um dos que mais reclamam. Ele diz que, depois que o atendimento de saúde indígena deixou de ser feito pela FUNAI e passou para a FUNASA, o serviço piorou e agora com a criação da SESAI, a situação ficou ainda mais critica. Os indígenas permaneceram em Itaituba, mesmo depois de encerrado o protesto, mas também enfatizaram que querem uma audiência com alguma autoridade ligada à Presidência da República; também querem que sejam revistas algumas decisões recentes tomadas pela Funai, como a retirada do avião que dava assistência às aldeias e a redução na quota de combustível.
Os caciques decidiram vir a Itaituba pessoalmente depois que tomaram conhecimento da visita da assessora especial da Sesai, Bianca Coelho, há cerca de dez dias. Na ocasião, Bianca garantiu que a situação não era tão crítica, mas que o governo estaria preocupado em dar atendimento mais eficiente nas aldeias. Outra meta do governo seria combater o desvio de recursos.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mulher de sargento PM comete suicídio com arma de serviço do marido

Cel Josafá Borges
O 10º Comando de Policiamento Regional (CPR), de Itaituba, Oeste do Estado, informou que já foram encaminhados para a cidade de Santarém o sargento Marcus Ronaldo Pereira e o cadáver da mulher dele, identificada pelo pré-nome Guiomar, que teria cometido suicídio na noite de ontem. A informação é que a mulher usou a arma de serviço do militar para tirar a própria vida.



A primeira informação que chegou ao coronel Josafá Borges, comandante de Policiamento Regional da PM, foi de que teria acontecido um suicídio dentro de um dos apartamentos do prédio que abriga do Destacamento da Polícia Militar da cidade de Aveiro, no rio Tapajós. A vítima seria a esposa do sargento Marcus Ronaldo Pereira, comandante do Destacamento. O fato ocorreu por volta das 22h de quarta-feira (01).


Segundo o comandante da PM, em princípio, uma pistola calibre .40, de uso exclusivo das forças de segurança, foi a arma utilizada pela mulher do sargento para tirar a própria vida. O militar em questão, sargento Marcus Ronaldo, teria sido surpreendido pelo disparo e tentou socorrer a mulher, identificada pelo pré-nome Guiomar, mas não havia mais nada a ser feito. O militar e o corpo da mulher e o militar foram encaminhados para Santarém, onde será feito exame balístico e de pólvora combusta. O CPR-10 informou, ainda, que, paralelo ao trabalho de investigação da Polícia Civil, será instaurado inquérito administrativo para apurar as circunstâncias do fato.