quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Apae e TV Tapajoara inauguram Sala de Hidroterapia


Associação de pais e amigos dos excepcionais realiza programação especial para comemorar a semana do excepcional. A programação começou na última segunda-feira, e na terça ocorreu a inauguração de um novo espaço destinado à hidroterapia.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais representa o maior movimento do gênero no país pelo seu pioneirismo. A Apae foi fundada no Rio de Janeiro em 11 de dezembro de 1954, iniciando uma verdadeira maratona para alcançar todas as capitais brasileiras. Hoje, decorridos quase cinqüenta e seis anos, são mais de duas mil Apaes espalhadas pelo país. Notadamente, a entidade realiza um trabalho que sensibiliza a sociedade e viabiliza os mecanismos que garantem os direitos da cidadania da pessoa com deficiência no Brasil. No Pará, a primeira Apae foi criada em Belém, em novembro de 1962. Em Itaituba, a Apae foi fundada em setembro 1996, mas só onze anos depois, a entidade foi transferida para instalações mais espaçosas, oferecendo comodidade e modernizando sua metodologia de trabalho junto ao seu público alvo. Atualmente, a Apae atende a 163 pessoas com necessidades especiais, entre crianças, adolescentes e adultos, que recebem orientação pedagógica, acompanhamento terapêutico, psicológico e social, montando um conjunto de profissionais educadores, pais e amigos de uma comunidade significativa de alunos portadores de necessidades especiais, contando com a colaboração da sociedade para sua manutenção.

Apesar de ser respeitada e reconhecida, a entidade ainda enfrenta, com mais de um século de fundação, as mais diversas dificuldades, essencialmente nas áreas de recursos humanos e financeira. Para alcançar um nível de qualidade que assegure o cumprimento das metas estabelecidas em seu planejamento, a Apae conta com parceiros que são de fundamental importância. Dentre eles, se destaca um, que tornou possível a realização de um sonho, e essa materialização começou por aqui, uma quadra de esportes. Ao longo de 5 anos consecutivos, a Copa Ouro contribuiu para acessibilizar qualidade de vida a mais de 4 mil e 800 famílias de baixa renda através da ação solidária. Já para 2011, a coordenação da Copa modificou a programação, e decidiu não mais trabalhar em cima da arrecadação de alimentos para cestas básicas, mas sim fazer a doação de um bem permanente, que pudesse garantir a eficiência das ações oferecidas pelas entidades de cunho social. A Apae foi a primeira a ser contemplada. A entidade precisava de um item para auxiliar na evolução do tratamento de crianças com problemas de coordenação motora e outras patologias que têm na hidroterapia boas chances de evolução. Estabelecida a meta, a organização da Copa Ouro decidiu custear as despesas de compra e instalação. Foram 15 mil reais no total, uma ação solidária que se encerrou em uma grande festa, realizada por ocasião do lançamento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A piscina é uma das mais modernas do mercado. Ela é adicionada de água aquecida através de placas de captação de energia solar, um ítem que teve todo o acompanhamento da coordenação da Copa Ouro, desde a compra até a instalação. Durante a entrega, a fisioterapeuta da Apae fez uma demonstração. Ela falou também sobre os procedimentos exigidos para que as crianças recebam este tipo de tratamento, e sobre a importância desta ferramenta para a entidade.

Neste ano, o tema proposto é: “a pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente”. O texto propõe pensar uma questão muito vivenciada no cotidiano, mas atualmente pouco percebida e debatida, que é a indiferença social. Isto por conta das bases culturais que vem se arrastando historicamente. Para a entidade, vale o incentivo e a participação de cada empresa ou instituição que possa contribuir para o desenvolvimento do seu trabalho, como uma grande ação solidária, exemplificada pela coordenação da Copa Ouro, uma iniciativa que não marca muitos gols, e não só na quadra, mas em todos os segmentos que assumem o seu papel na sociedade. Pela sua participação enquanto parceira e colaboradora da Apae, a TV Tapajoara, responsável pela realização da Copa Ouro também foi homenageada com uma placa simbólica, que deixa marcada a efetiva participação desta empresa para o desenvolvimento e a otimização do trabalho da Apae em Itaituba. Ivan Araújo, diretor da TV Tapajoara, representou a emissora e a coordenação da Copa Ouro, e a equipe foi recepcionada pela presidente da entidade Rita Maria Lima.
Rita Lima presidiu a cerimônia de inauguração da Sala de Hidroterapia
Exposição – Durante a Semana comemorativa, a Apae também realiza uma exposição de trabalhos concebidos a partir da criatividade dos alunos. São quadros representando o cenário amazônico e outras peças de arte produzidas com tintas especiais e material reciclável, que Apae disponibiliza para aquisição e venda, deixando o convite para a sociedade que venha conhecer parte do que faz desta entidade um conceito de virtude e responsabilidade social.

Nenhum comentário: