quarta-feira, 1 de junho de 2011

Candidato Ranilson Prado é alvo de campanha de difamação

Público aveirense durante passeata em apoio à candidatura de Ranilson Prado
 Polícia civil instaura inquérito para apurar crime de calúnia, injúria e difamação contra o candidato a prefeito de Aveiro. O candidato do Ranilson Prado (PR) seria o alvo da campanha, que teria o objetivo de manipular a opinião dos eleitores.

A denúncia foi feita ao Ministério Público Eleitoral por este advogado, que representa a Coligação do Bem, que tem por candidato à Prefeitura de Aveiro o atual prefeito Ranilson Prado, que foi  elevado ao cargo por ser o presidente da Câmara de Vereadores. Segundo a denúncia, uma gráfica de Itaituba estaria imprimindo um lote de panfletos que integram uma campanha de difamação contra o candidato, que, segundo o advogado, já teria sido alvo de outras ações do gênero, como a distribuição de DVDs com denúncias e outros artifícios.

Com base na denúncia, o próprio promotor eleitoral Antônio Manoel Cardoso Dias foi até a gráfica e constatou que havia um lote de panfletos, já impressos, prontos para serem distribuídos. Feita a constatação, o promotor apreendeu o lote. Tratava-se de uma notícia em que o candidato Ranilson Prado é acusado de ter envolvimento com um veículo que foi apreendido sob suspeita de ser furtado. Não houve nenhuma comprovação da acusação contra o candidato, e o material foi apontado como parte de uma campanha que tem o objetivo de influenciar na decisão do eleitorado.

O promotor informou que a apreensão aconteceu também porque, no lote de panfletos, não havia nenhuma identificação da gráfica onde foi feita a impressão. Também não foi informado o nome da pessoa ou empresa que fez a encomenda. Acreditando se tratar de um crime contra a honra, o promotor informou que será instaurado um procedimento para apurar responsabilidades.

O caso foi encaminhado à Seccional de Polícia, onde foi instaurado inquérito para apurar a denúncia. Segundo o escrivão Haroldo Batista Macedo, responsável pelo inquérito, já foram ouvidos os funcionários da gráfica, e agora deverá ser feita a identificação da pessoa que contratou a impressão dos panfletos.
Ranilson Prado: "Opinião do eleitor precisa ser respeitada, não manipulada
A reportagem procurou o candidato Ranilson Prado para comentar o caso. Segundo ele, já não é novidade esse tipo de manobra articulada pelos adversários. Ranilson defende que a vontade do eleitorado deve ser respeitada, e não manipulada. "Nós estamos conscientes de uma campanha limpa, sem agressões, baseada unicamente no que temos de proposta e no que fizemos, até agora, estando prefeito do município. Esperamos que o eleitorado não se deixe levar por essas mentiras, e que faça a escolha certa", resumiu.

Nenhum comentário: